BlogBlogs.Com.Br Mundo que lê...: novembro 2007

o mundo é de quem lê...
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
........SONIA LOPES - Compare preço Buscapé - AMABIS/MARTHO.........

questões da coveste 2008 resolvidas

terça-feira, 27 de novembro de 2007

segue algumas questões comentadas da coveste 2008

Questão 60
Resolução da Questão 60 de Física
O gráfico indica a variação temporal de um campo magnético espacialmente uniforme, B(t), numa região onde está imersa uma espira condutora. O campo é perpendicular ao plano da espira. Em qual dos intervalos de tempo, identificados por I, II, III, IV e V, ocorrerá a maior força eletromotriz induzida na espira?



A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V

Resposta
Letra B





Questão 12
Resolução da Questão 12 de Português/Literatura
TEXTO 5
SONETO DA SEPARAÇÃO
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
(Vinícius de Moraes. Poesia completa e prosa).

12. Este soneto, de um poeta e compositor contemporâneo, foi inserido em uma canção, e pode ser explorado para mostrar que a Literatura não é estanque; pelo contrário, seus usos atravessam épocas e movimentos históricos. Das características de movimentos literários citadas abaixo, indique a única que não está presente no poema.
A) O poema apresenta antíteses e outras figuras de estilo, típicas da poesia barroca.
B) O soneto tem em comum com a poesia simbolista a expressão da realidade de maneira vaga e imprecisa, e a musicalidade, com aliterações e assonâncias.
C) A vertente lírica do Romantismo, com idealização e exacerbação dos sentimentos, está presente no tratamento temático da dor da separação.
D) O poema é um exemplo da perfeição formal, de rima e métrica, muito valorizadas no Parnasianismo.
E) Do Modernismo, corrente a que pertence o poeta, o poema apresenta, além da linguagem coloquial, expressões de humor.

Resposta
Vinícius de Moraes, poeta modernista da Geração de 30, assinalava que sua obra consistia em duas fases: a primeira, transcendental, freqüentemente mística, é resultante de sua fase cristã;
a segunda fase assinala a explosão de uma poesia mais próxima do mundo material, com a difícil, mas consistente repulsa ao idealismo dos primeiros anos. O tema principal desse momento foi o amor em suas múltiplas manifestações: saudade, carência, desejo, paixão, espanto, separação.
Diferentemente da primeira fase, em que o escritor utilizava poemas longos, com versos extensos, em linguagem abstrata e declamatória, nesta segunda fase, Vinícius, embora aprecie o soneto e seu teor clássico, adere às idéias dos modernistas de 22, sendo aberto a novas propostas e incorporando características de diversos estilos de época ao seu texto, o que verificamos em “Soneto de separação” nas seguintes alternativas:
a) ao longo do poema, está presente a oposição entre o passado e presente (antíteses): “branco como a bruma” – (comparação) – (Barroco);
b) presença de aliterações: “branco”, “bruma” e de assonâncias: /e/ ; /o/, linguagem vaga: “da calma fez-se o vento” (Simbolismo);
c) verifica-se a vertente romântica a partir do próprio título: “Soneto da separação” – no texto, há descrições desse momento de intensa dor;
d) o poema está ligado à tradição clássica (Parnasianismo), uma vez que faz uso do soneto, do verso decassílabo e apresenta sintaxe e vocabulário apurados;
e) são improcedentes no textos as características modernistas: a utilização de uma linguagem coloquial, como foi dito acima, também não se verifica o humor na mensagem, o eu-lírico demonstra dor em função da separação.
Resposta E







Questão 59
Resolução da Questão 59 de Física
A figura representa a corrente I, que atravessa uma bateria ligada a um circuito elétrico não mostrado na figura. A tabela fornece cinco conjuntos de resultados obtidos com baterias diferentes e o mesmo circuito. A força eletromotriz e, a resistência interna r, a corrente elétrica I e a polaridade (terminal 1) de cada bateria estão indicadas na tabela. Em qual dos casos ocorre maior transferência de energia da bateria para o circuito?





Resposta







Questão 11
Resolução da Questão 11 de Português/Literatura
Quanto à pontuação utilizada nos TEXTOS 3 e 4, assinale a alternativa correta.
A) No segundo parágrafo do TEXTO 3, as reticências foram utilizadas com a intenção de indicar hesitação por parte do autor.
B) “Mas, em um dia qualquer, acaba sendo encontrado pelas mãos de outro ser humano...” – Nesse trecho, as vírgulas cumprem a função de isolar uma expressão circunstancial deslocada.
C) “Cada texto cria vários tipos de leitor: do mais ingênuo ao mais arguto, do que crê em tudo ao
que desconfia de tudo.” – Nesse trecho, os dois pontos sinalizam que em seguida será introduzida uma citação literal.
D) “O leitor que se configura no ato da leitura pode ter a liberdade de imaginar situações, traçar relações, preencher lacunas e desvelar sentidos ocultos.” – Nesse trecho, as vírgulas foram empregadas para indicar elipse dos sujeitos.
E) “Ele deixa o aconchego das mãos que o criaram, e mergulha na fria corrente de indiferença, que é o mundo; é arrastado pela imensidão impassível dos oceanos,” – Nesse trecho, o ponto-e-vírgula separa itens de uma enumeração.

Resposta
Para dar ênfase à expressão circunstancial “em um dia qualquer”, a ordem direta da oração foi alterada. Quando algum termo, no caso o adjunto adverbial, é deslocado, é preciso utilizar vírgulas para isolá-lo do resto da oração.
– A letra “A” está falsa, pois, no segundo parágrafo, as reticências indicam continuidade de pensamento, e não hesitação do autor.
– Na letra “C”, os dois pontos foram usados para introduzir o aposto, e não uma citação literal, como diz a justificativa.
– As vírgulas utilizadas no trecho destacado pela letra “D” separam orações.
– Na alternativa “E”, foi utilizado o ponto-e-vírgula para separar orações extensas.
Resposta B



Questão 10
Resolução da Questão 10 de Português/Literatura
“O grito e os sentimentos da alma que escreveu só podem ser ouvidos e entendidos pela alma que lê.” O sentido do enunciado acima (TEXTO 3) está mantido em:
A) A alma que lê pode ouvir e entender só o grito e os sentimentos da alma que escreveu.
B) Só o grito e os sentimentos da alma que lê podem ser ouvidos e entendidos pela alma que escreveu.
C) Só a alma que lê pode ouvir e entender o grito e os sentimentos da alma que escreveu.
D) A alma que escreveu o grito e os sentimentos só pode ser ouvida e entendida pela alma que lê.
E) A alma que lê pode só ouvir e entender o grito e os sentimentos da alma que escreveu.

Resposta
a) O advérbio “só” limita a capacidade da alma que lê de ouvir e entender apenas o grito e os sentimentos da alma que escreveu. O enunciado não delimita a múltipla capacidade da alma que lê.
b) Está afirmando justamente o contrário do enunciado. O grito e o sentimento são da alma que escreveu, e não da alma que leu.
c) O sentido está mantido.
d) A alma não escreveu o grito e os sentimentos. O grito e os sentimentos são da alma que escreveu (o texto literário).
e) O advérbio “só” restringe a capacidade da alma que lê, reduzindo suas ações ao ato de ouvir e entender, fato não registrado no enunciado, pois ele não delimita a capacidade de compreensão inerente à alma que lê.
Resposta C

Questão 9
Resolução da Questão 9 de Português/Literatura
Analise as afirmações a seguir, acerca de aspectos morfossintáticos de itens dos TEXTOS 3 e 4.
1) “é arrastado pela imensidão impassível dos oceanos”. - O prefixo que aparece na palavra sublinhada é o mesmo que compõe as palavras ‘irreal’, ‘inóspita’ e ‘impávido’.
2) O conectivo com que se inicia o segundo parágrafo do TEXTO 3 sinaliza uma mudança na orientação argumentativa do texto.
3) “O leitor que se configura no ato da leitura pode ter a liberdade de imaginar situações, traçar relações, preencher lacunas e desvelar sentidos ocultos. Pode, enfim, mediar, compreender, interpretar.” – Nesse trecho (TEXTO 4), os verbos sublinhados compartilham o mesmo sujeito, o que concorre para a sua coesão e coerência.
4) “Ao dialogar com o texto, o leitor pode aceitar ou recusar as regras do jogo lúdico de que participa a ficção.” – Nesse trecho, o segmento destacado tem valor temporal.

Estão corretas:
A) 1, 2, 3 e 4
B) 2, 3 e 4 apenas
C) 3 e 4 apenas
D) 1 e 4 apenas
E) 1 e 2 apenas

Resposta
Todas as proposições estão corretas:
1. O prefixo presente na palavra IMPASSÍVEL (imperturbável) significa negação. Portanto, é o mesmo que compõe as palavras IRREAL (não real), INÓSPITA (não se pode hospedar) e IMPÁVIDO (destemido, não temeroso).
2. O conectivo MAS que inicia o 2o parágrafo do texto 3 introduz uma contra-argumentação, ou seja, mudança na orientação argumentativa do texto.
3. De fato, o sujeito do verbo PODER (texto 4), nos dois momentos em que aparece, é a palavra LEITOR.
4. O segmento destacado pode ser desenvolvido como “Quando dialoga com o texto, o leitor pode aceitar ou recusar as regras do jogo lúdico de que participa a ficção.”, apresentando, assim, valor temporal.
Resposta A


Questão 8
Resolução da Questão 8 de Português/Literatura
TEXTO 3
O texto literário é como uma garrafa atirada ao mar. Ele deixa o aconchego das mãos que o criaram, e mergulha na fria corrente de indiferença, que é o mundo; é arrastado pela imensidão impassível dos oceanos, perde-se na infindável apatia das calmarias, é castigado pelas tormentas do implacável desprezo...
Mas, em um dia qualquer, acaba sendo encontrado pelas mãos de outro ser humano... talvez na praia vizinha, talvez no outro lado do planeta. E essas mãos recolhem a garrafa, abrem-na, compreendem-na, decifram-na... e a garrafa e o texto revivem para a luz... E, assim, toda a viagem, todos os mares, todo o sacrifício... afinal valeram a pena.
Na alma que encontrou a garrafa, o texto é recriado... E o texto se transforma num elo de compreensão entre as almas e os corações do leitor e do autor. Leitor e escritor são os dois lados de uma realidade etérea que somente eles dois compreendem, e que é a Vida da obra literária. O grito e os sentimentos da alma que escreveu só podem ser ouvidos e entendidos pela alma que lê. As emoções, as angústias, as idéias, a mensagem... são quase impossíveis de explicar a uma terceira pessoa.
(André Masini. Jornal O Paraná, 14/04/2004. Adaptado).

TEXTO 4
O LEITOR, CÚMPLICE SECRETO
Logo na primeira página de um livro de ficção, o leitor faz, com freqüência, um pacto secreto com as palavras: por alguns dias ou horas, ele finge que está lendo uma história que realmente aconteceu. É como se os personagens e o trançado de eventos que aparecem no tempo e no espaço da narrativa existissem, ao menos no momento da nossa adesão ao mundo imaginado. (...)
Cada texto cria vários tipos de leitor: do mais ingênuo ao mais arguto, do que crê em tudo ao que desconfia de tudo. Há os que se interessam apenas pela história ou trama, e nela esgotam outras possibilidades de interpretação. E há leitores que esquadrinham com olhos de lince todos os recantos e ângulos da arquitetura ficcional.
O leitor que se configura no ato da leitura pode ter a liberdade de imaginar situações, traçar relações, preencher lacunas e desvelar sentidos ocultos. Pode, enfim, mediar, compreender, interpretar. Ao dialogar com o texto, o leitor pode aceitar ou recusar as regras do jogo lúdico de que
participa a ficção. De certo modo, o leitor torna-se cúmplice desse espelho deformador da realidade, que reflete e abre espaço à singularidade da literatura.
O leitor é um cúmplice secreto que compartilha os segredos, os desregramentos, as fantasias, os delírios e as idéias do narrador, o outro que lhe sussurra nos ouvidos. O leitor participa desse ato de busca: sondagem de si mesmo e do outro, numa tentativa de elucidação do mundo.
(Milton Hatoum. Revista EntreLivros, Ano I, nº 8, p.26. Adaptado).

08. Analise o que se afirma a seguir, acerca da temática desenvolvida nos TEXTOS 3 e 4.
1) Ambos convergem para uma mesma conclusão acerca da leitura do texto literário: é o momento
em que o leitor passivamente decodifica o código escrito.
2) São textos divergentes do ponto de vista temático: enquanto o primeiro percebe a relação escritor-leitor como fortuita e imprevisível, o segundo defende que essa relação é premeditada e mensurável.
3) Os dois textos têm em comum a percepção de que a leitura do texto literário configura-se como
um ato de recriação, um jogo lúdico mediado pelo texto.
4) Assumem posturas opostas no que se refere aos efeitos do texto literário sobre o leitor: o TEXTO 3 acredita que o leitor é influenciado e transformado pela leitura; o TEXTO 4 defende que o leitor tem total domínio sobre o texto que lê.

Está(ão) correta(s) apenas:
A) 1 e 3
B) 3
C) 4
D) 2 e 4
E) 1 e 2

Resposta
A alternativa 1 está incorreta, pois afirma que o leitor é apresentado, nos dois textos, como um ser passivo, que apenas decodifica os signos lingüísticos. Os dois textos defendem o contrário, ao mostrar que “na alma que encontrou a garrafa, o texto é recriado” (3o parágrafo do texto 1) e que “o leitor que se configura no ato da leitura pode ter a liberdade de imaginar situações, traçar relações, preencher lacunas e desvelar sentidos ocultos” (3o parágrafo do texto 4).
A alternativa 2 também está falsa ao dizer que os textos são divergentes do ponto de vista temático, uma vez que os dois textos abordam o ato da leitura e o papel do leitor, como co-autor na construção dos sentidos textuais, conforme as afirmações presentes no terceiro parágrafo de cada texto.
A alternativa 4 está errada por mostrar, mais uma vez, que os textos têm posturas opostas e que o texto 4 defende a idéia de que o leitor tem total domínio sobre o texto que lê. Não é essa realidade que se verifica, já que o autor do texto 2 procura esclarecer que, ao entrar em contato com o texto, “o leitor participa desse ato de busca: sondagem de si mesmo e do outro, numa tentativa de elucidação do mundo” como defende no 4o parágrafo.
Resposta Alternativas falsas







Questão 7
Resolução da Questão 7 de Português/Literatura
Analisando as relações de sentido pretendidas pelo autor do TEXTO 2, é correto afirmar que, no contexto em que se inserem:
A) “ratificadas pelas elites cultas” é o mesmo que “corrigidas pelas elites cultas”.
B) “tem vindo a ser posta em causa” corresponde a “tem sido manipulada”.
C) “sistema de ensino que não dê realce” equivale a “sistema de ensino que não enfatize”.
D) “gesto altaneiro” significa “gesto leviano”.
E) “essa ambigüidade” é equivalente a “essa diversidade”.

Resposta
A alternativa “a” está falsa porque “ratificadas” é o mesmo que confirmadas, e não “corrigidas” = retificadas.
A alternativa “b”, “tem vindo a ser posta em causa”, é o mesmo que tem sido posta em questão, tem sido discutida, e não “manipulada”, conduzida, direcionada, influenciada.
A alternativa “d”, “gesto altaneiro”, no texto, tem sentido de gesto soberbo, orgulhoso, cheio de altivez. E não “leviano”, inconsciente, irresponsável.
A alternativa “e”, “essa ambigüidade”, é o mesmo que a dupla possibilidade. E não “diversidade”, diferença, divergência.
Resposta C






Questão 58
Resolução da Questão 58 de Física
A figura ilustra duas placas não-condutoras, paralelas e infinitas, com a mesma densidade uniforme de cargas e separadas por uma distância fixa. A carga numa das placas é positiva, e na outra é negativa. Entre as placas, foi fixada uma partícula de carga negativa –Q, na posição indicada na figura. Determine em qual dos pontos o módulo do campo elétrico resultante tem o maior valor.
A) a
B) b
C) c
D) d
E) e


Resposta







Questão 6
Resolução da Questão 6 de Português/Literatura
“Não admira que num recente concurso público um candidato não tenha sido capaz de reconhecer a ironia num texto de Eça de Queirós.” – Nesse trecho, o autor do TEXTO 2 menciona um dos autores mais consagrados da literatura portuguesa. Acerca de autores dessa literatura, analise as afirmações abaixo.
1) Eça de Queirós inicia sua fase realista-naturalista com O crime do Padre Amaro. Essa é sua “fase
radical”, quando ele ataca a hipocrisia e o provincianismo da sociedade portuguesa.
2) Outras obras de Eça de Queirós são Os Maias e A cidade e as serras, nas quais podemos ver seu
estilo elegante, moderno e vigoroso, permeado de um humor sofisticado, que dá vida à narrativa.
3) Fernando Pessoa é um poeta modernista. Em sua poesia, expressa a ânsia do infinito, do absoluto, cortada pela pequenez do cotidiano. Apresenta, além da vertente lírica, uma vertente
nacionalista, representada pela obra Mensagem.
4) José Saramago, romancista contemporâneo e ganhador do único prêmio Nobel para a literatura
em Língua Portuguesa, tem um estilo original, no qual subverte a pontuação, os usos dos termos e
a sintaxe. Escreveu, entre outros, O ano da morte de Ricardo Reis e Ensaio sobre a cegueira.

Estão corretas:
A) 3 e 4 apenas
B) 2 e 4 apenas
C) 1, 3 e 4 apenas
D) 1 e 2 apenas
E) 1, 2, 3 e 4

Resposta
A primeira questão a marcar o retorno da Literatura lusa aos nossos Vestibulares decepcionou por explorar o real-naturalista Eça de Queirós sem sequer citar a obra de sua autoria solicitada no programa, o romance “O Primo Basílio”; paralelamente, explorou elementos excessivamente teóricos ou demasiadamente deslocados de um contexto interpretativo sobre as obras, a linguagem e o estilo de Fernando Pessoa e de José Saramago, o que foge do padrão que a Covest há tantos anos dispensou para implantar.
Todavia, a questão mostrou-se acessível aos alunos que, atentos aos aspectos estilísticos e temáticos dos três autores, não se deixaram levar por elementos que, na questão, tinham apenas o objetivo de induzir ao erro.
Nenhuma da alternativas apresenta falsidade com relação ao que afirmam sobre os autores, seus estilos e suas obras. Com “O crime do Padre Amaro”, Eça de Queirós, filiado nitidamente à arte revolucionária de combate social, tece violenta crítica à sociedade burguesa, denunciando a corrupção clerical e a hipocrisia dos valores daquela sociedade. Já “Os Maias”, obra ainda filiada à tendência crítica e revolucionária, que trata de uma relação incestuosa que serve de pano de fundo para severas críticas à sociedade portuguesa em seus mais diversos âmbitos (político, artístico, financeiro etc.), assim como o romance “A cidade e as serras”, obra que mostra o contraste da vida citadina com a rusticidade do campo, por serem obras de um ponto mais maduro da obra queirosiana, deixam entrever a excelência da linguagem, do estilo e da ironia do autor da Póvoa de Varzim. Quanto ao ortônimo Fernando Pessoa, a questão contempla seu grandioso projeto de composição de uma epopéia modernista em Portugal, o que aponta para a veia nacionalista de Pessoa “ele-mesmo”, a qual se concretiza na obra “Mensagem”. Além disso, no conjunto da obra de Pessoa-ortônimo, sem haver uniformidade temática ou filosofia definida, notam-se temas como ceticismo, nostalgia, tédio e a autoconsciência poética, que, entrecortados pelas coisas cotidianas, expressam a ânsia pelo absoluto de todas as coisas, do concreto ao místico. O Nobel de Literatura, José Saramago, autor de “O ensaio sobre a cegueira” e “O ano de Morte de Ricardo Reis”, entre outras, surpreende pela vitalidade do estilo, no qual convivem o registro coloquial e o erudito da Língua Portuguesa e em que as convenções de pontuação e de sintaxe são abolidas e reinventadas.
Resposta e, a, b, c, d






Questão 57
Resolução da Questão 57 de Física
Um laser de intensidade I0, linearmente polarizado na direção vertical, atravessa um polarizador (polaróide) cujo eixo de polarização forma um ângulo de 30° com a direção vertical. A seguir, o feixe de luz transmitido atravessa um segundo polarizador cuja direção de polarização forma um ângulo de 90° com a direção vertical. Qual a razão IT / I0 entre as intensidades da luz transmitida, IT, após passar pelo segundo polarizador e a intensidade incidente I0?
A) 0
B) 1/16
C) 3/16
D) 1/2
E) 3/4

resposta







Questão 5
Resolução da Questão 5 de Português/Literatura
“O sertão é dentro da gente.”
“O sertão é o terreno da eternidade, da solidão.”
“O sertão é o mundo.”
(Guimarães Rosa)

“O sertão de Rosa - o sertão dos “gerais”, dos buritis e vaqueiros, do rio São Francisco, na fronteira entre cerrado e semi-árido, é peculiar. É um sertão que navega “de meio a meio”, entre duas margens, para tentar encontrar a felicidade na solidão.”
(Daniel Piza. Revista EntreLivros, Ano I, n° 9, p.32-33. Excerto).

05. O comentário acima trata de João Guimarães Rosa, uma das principais expressões da nossa literatura, a quem alude o TEXTO 2. Acerca desse autor e de sua obra, analise o que se afirma a seguir.
1) Grande sertão: veredas é considerada sua obra-prima. Nela, o protagonista Riobaldo narra com bastante emoção a história de seu próprio pai, Hermógenes.
2) Guimarães era mestre em enredos curtos. Suas histórias valem-se de episódios que ilustram a metáfora da travessia e a conquista da ‘alegria’, termo usado pelo escritor como símbolo da aceitação do ser humano.
3) Do ponto de vista lingüístico, Guimarães recriou, na Literatura, a fala do sertanejo, não apenas no
plano do vocabulário, mas também no da sintaxe. Desse modo, conseguiu recriar a própria Língua Portuguesa.
4) Embora tenha retratado o sertão de Goiás, Minas e Bahia, assim como sua gente, vaqueiros, feiticeiros e loucos, sua obra não se atém a questões regionais, mas, sim, a questões universais.
Estão corretas:
A) 1, 2, 3 e 4
B) 1, 2 e 3 apenas
C) 2, 3 e 4 apenas
D) 1 e 4 apenas
E) 1 e 3 apenas


Resposta
Sobre Guimarães Rosa, grande expoente da geração de 45, ao lado de Clarice Lispector, a questão peca na seleção do conteúdo explorado em seus itens. Embora as proposições 2, 3 e 4 não criem maiores dificuldades ao Fera bem preparado, o item 1, injusta e capciosamente, explora um elemento secundário na narrativa de “Grande Sertão: Veredas”. Embora esta seja a obra mais importante de Guimarães Rosa, sua ausência da lista de livros do programa do exame induz o aluno a conhecê-la superficialmente e a dar preferência à leitura de “Primeiras Estórias”, esta sim, a obra indicada do autor. O fato de o conhecimento da veracidade ou falsidade do que se afirma sobre o “Grande Sertão”, agravado pelo fato de a proposição se referir a um elemento secundário na obra, pune o aluno que se dedicou à preparação segundo as instruções da própria Covest e desestimula a leitura das obras indicadas.
Resposta C






Questão 56
Resolução da Questão 56 de Física
Em uma chapa metálica é feito um orifício circular do mesmo tamanho de uma moeda. O conjunto (chapa com a moeda no orifício), inicialmente a 25 oC, é levado a um forno e aquecido até 225 oC. Após o aquecimento, verifica-se que o orifício na chapa ficou maior do que a moeda. Dentre as afirmativas abaixo, indique a que está correta.
A) O coeficiente de dilatação da moeda é maior do que o da chapa metálica.
B) O coeficiente de dilatação da moeda é menor do que o da chapa metálica.
C) O coeficiente de dilatação da moeda é igual ao da chapa metálica, mas o orifício se dilatou mais
porque a chapa é maior que a moeda.
D) O coeficiente de dilatação da moeda é igual ao da chapa metálica, mas o orifício se dilatou mais
porque o seu interior é vazio.
E) Nada se pode afirmar sobre os coeficientes de dilatação da moeda e da chapa, pois não é dado
o tamanho inicial da chapa.

Resposta







Questão 4
Resolução da Questão 4 de Português/Literatura
A análise de elementos da estrutura morfossintática presente no TEXTO 2 nos permite afirmar que:
1) no trecho: “É que, por muito que desagradem aos populistas da linguagem, as variantes impostas
pelo uso popular sempre foram aceitas pela norma só depois de ratificadas pelas "elites" cultas.”, o segmento sublinhado tem valor concessivo.
2) no trecho: “A importância disto a que chamamos Literatura e Poesia para a vida da Língua tem vindo a ser posta em causa por um tecnicismo pragmático e nivelador.”, o segmento sublinhado concorda com ‘Literatura e Poesia’.
3) no segmento sublinhado em: “Sem essa complexidade, sem esse jogo e essa ambigüidade, todos nós ficaremos empobrecidos, porque diminuídos na nossa liberdade de inventar possíveis.”, evidenciamos a elipse de uma forma verbal.
4) no trecho: “Ora, um sistema de ensino que não dê realce à dimensão literária da língua cria cidadãos mais facilmente manipuláveis (...).”, o termo sublinhado está em uma de suas formas de plural. Outra forma vigente é ‘cidadões’.


Está(ão) correta(s):
A) 1, 2, 3 e 4
B) 2 e 4 apenas
C) 4 apenas
D) 1 e 4 apenas
E) 1 e 3 apenas

Resposta
Apenas estão corretos os itens 1 e 3.
O erro no item 2 consiste em afirmar que o verbo “ter” concorda com “Literatura e Poesia”. Na verdade, esse verbo vincula-se ao sujeito “A importância disto”.
O erro no item 4 está em afirmar que o substantivo “cidadão” apresenta outra forma vigente de plural: CIDADÕES.
Resposta E






Questão 3
Resolução da Questão 3 de Português/Literatura
Na opinião do autor do TEXTO 2, a aceitação de variantes populares está condicionada:
A) a mudanças sociolingüísticas.
B) a seu uso efetivo na Literatura.
C) à forte pressão dos populistas.
D) a sua presença em dicionários.
E) à imposição dos puristas.

Resposta
O primeiro parágrafo explicita claramente a questão da aceitação das variantes populares, ao afirmar que “... as variantes só conquistam legitimidade e lugar nos dicionários depois de se verem consagradas pelas obras literárias”. Dessa forma, a letra B confirma tal comentário.
Resposta B






Questão 2
Resolução da Questão 2 de Português/Literatura
TEXTO 2
O SAL DA LÍNGUA
A nossa língua é feita por todos. Cada falante do português se apropria da língua e, no mesmo movimento, a transforma, para si e para todos. Mas não é por acaso que as variantes só conquistam legitimidade e lugar nos dicionários depois de se verem consagradas pelas obras literárias. É que, por muito que desagradem aos populistas da linguagem, as variantes impostas pelo uso popular sempre foram aceitas pela norma só depois de ratificadas (contra toda a resistência dos puristas) pelas "elites" cultas. Guimarães Rosa, por exemplo, não nos traz, por si só, a fala dos sertões, porque produz obras de arte literárias. Mas, em retorno, as suas obras contribuem para a legitimação, complexa e contraditória, daquela fala no âmbito da elaboração da respectiva norma.

A importância disto a que chamamos Literatura e Poesia para a vida da Língua tem vindo a ser posta em causa por um tecnicismo pragmático e nivelador. Não admira que num recente concurso público um candidato não tenha sido capaz de reconhecer a ironia num texto de Eça de Queirós. Ora, um sistema de ensino que não dê realce à dimensão literária da língua cria cidadãos mais facilmente manipuláveis por quaisquer discursos de dominação. (...)

Não podemos desprender, com gesto altaneiro, a língua da literatura. É na expressão literária que se vive a complexidade da língua nos próprios limites do pensamento. Sem essa complexidade, sem esse jogo e essa ambigüidade, todos nós ficaremos empobrecidos, porque diminuídos na nossa liberdade de inventar possíveis.
(Eugênio de Andrade. Jornal de Letras, Artes e Idéias – Instituto Camões, nº. 88, julho de 2005, suplemento nº 907, Ano XXV. Adaptado).

02. Analisando a argumentação construída no TEXTO 2, podemos afirmar que se trata de um texto em que se defende, prioritariamente:
A) a apropriação da língua por cada falante do português, a fim de que as transformações trazidas pela linguagem sejam compartilhadas por todos.
B) a aceitação, pelas elites cultas e puristas, das formas usadas pelas variantes populares, com o propósito de satisfazer aos populistas da linguagem.
C) a equivalência, em termos de relevância, entre a Literatura e o tecnicismo pragmático, dada a importância de ambos para a consolidação da cidadania.
D) a indissociabilidade entre a língua e a literatura, uma vez que a literatura é o espaço no qual podemos enriquecer nossa capacidade expressiva.
E) a criação de um sistema de ensino que ponha em relevo a dimensão literária da língua, para que os cidadãos não sejam facilmente manipuláveis e dominados.

Resposta
O início do último parágrafo “Não podemos desprender, com gesto altaneiro, a língua da literatura.” ratifica a afirmação presente na letra D: “a indissociabilidade entre a língua e a literatura, uma vez que a literatura é o espaço no qual podemos enriquecer nossa capacidade expressiva”.
Resposta D






Questão 1
Resolução da Questão 1 de Português/Literatura
Clarice Lispector (1920-1977). Neste dezembro de 2007, o Brasil completa 30 anos sem Clarice. Essa escritora, que se enquadra no chamado “Pós-Modernismo”, desconstrói, em suas obras, a narrativa tradicional, como se pode observar em A hora da estrela, da qual destacamos o trecho abaixo.
TEXTO 1
Ele se aproximou e com voz cantada de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
– E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
– Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de idéia.
(...)
– Eu não entendo seu nome – disse ela. – Olímpico?
Macabéa fingiu enorme curiosidade, escondendo dele que ela nunca entendia tudo muito bem e que isso era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era, arrepiou-se todo com a pergunta tola e que ele não sabia responder. Disse aborrecido:
– Eu sei mas não quero dizer!
– Não faz mal, não faz mal, não faz mal... a gente não precisa entender o nome.
Acerca dessa obra de Clarice Lispector, assinale a alternativa correta.

A) Macabéa, personagem central, costumava ir ao cinema uma vez por mês e tentava encarnar a vida das estrelas de Hollywood. No final da obra, finalmente, consegue esse intento, e vira estrela de cinema.
B) A protagonista da história é uma menina do sertão que vai morar no Rio de Janeiro. Ela vivia num limbo pessoal, sem alcançar o melhor nem o pior. Ela somente vivia, expirando e inspirando, expirando e inspirando, ou seja, seu viver era ralo.
C) Olímpico, a figura masculina central, tem em comum com Macabéa o fato de vir do Nordeste e ser pobre e tão ingênuo quanto ela. Devido às características que vê nela, apaixona-se assim que a encontra.
D) Apesar da profundidade de sua narrativa e da grandeza do que busca mostrar, a linguagem de Clarice, nessa obra, é surpreendentemente simples, e, nos diálogos entre os personagens, a autora opta pela linguagem regional.
E) Madame Carlota e Glória são personagens secundárias na história. No entanto, ambas têm importância vital para a vida da protagonista, que conta com a ajuda delas em seus momentos de maior dificuldade.

Resposta
A respeito da obra “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, as características mais importantes são: emprego do fluxo de consciência, metalinguagem e o monólogo interior. O romance é narrado por Rodrigo S.M, um narrador interposto, que reflete a sua vida na personagem Macabéa ao projetar-se na protagonista – uma menina do sertão que vai morar no Rio de Janeiro. Ela era uma anônima com um único objetivo: viver, simplesmente.
Macabéa busca a realização de ser notada ao relacionar-se com Olímpico, um aproveitador, interesseiro, sem nenhuma percepção de lirismo.
O momento epifânico ocorreu no instante da morte de Macabéa, quando deixa o seu sangue (o que há de mais íntimo e misterioso) verter para o mundo.
A conotação da Estrela explica o momento de realização da personagem, da sua felicidade. Estabelece uma espécie de alter ego da ficcionista, projeções do seu “eu”.
O romance expressa uma inquietude com marcas psicológicas e anseios de uma visão de mundo. Retrata a profundidade da narrativa com uma linguagem simples, porém, trabalhada através das digressões e capaz de exteriorizar o oculto do ser.
Resposta B






Texto da Prova de Português/Literatura

"Com perdão da palavra, sou um mistério para mim."
(Clarice Lispector, em A descoberta do mundo)
"Clarice era uma estrangeira na terra."
(Antonio Callado)
“Clarice era uma mulher insolúvel."
(Paulo Francis)
“Clarice não foi um lugar-comum, carteira
de identidade, retrato. (...) Não podíamos
reter Clarice em nosso chão.”
(Carlos Drummond de Andrade)





Questão 55
Resolução da Questão 55 de Física
A figura mostra uma estrutura vertical que consiste de oito blocos cúbicos idênticos, com densidade de massa uniforme. Os pontos A, B, C, D, E e F são localizados nos centros de cinco cubos. Podemos afirmar que o centro de massa da estrutura está localizado ao longo do segmento de reta:





Resposta







Questão 22
Resolução da Questão 22 de História
A história do trabalho e das suas relações é importante para se compreender a organização da sociedade na
produção das riquezas. Na sociedade capitalista atual, podemos verificar:
A) o predomínio do trabalho assalariado, na sua diversidade, e a valorização da mão-de-obra especializada, com boa formação técnica.
B) a ausência de qualquer forma de trabalho escravo, apesar das desigualdades existentes e das injustiças sociais tão comuns.
C) a competição entre os trabalhadores das indústrias e a ausência de maior competição no setor de serviços.
D) o aumento das lutas sociais entre as classes, com o fortalecimento dos sindicatos mais tradicionais nas reivindicações trabalhistas.
E) o fim do trabalho manual nas sociedades mais desenvolvidas, prevalecendo apenas o trabalho intelectual como atividade fundamental.

Resposta
Assunto: Relações de Trabalho
Gabarito: Letra A
A evolução capitalista exigiu uma mudança nas relações de trabalho. Atualmente, a busca de um trabalho terceirizado é a preferência da maioria das empresas. A globalização dos meios de trabalho forçou a procura de uma especialização maior e mais rápida, valorizando a formação técnica.

Questão 21
Resolução da Questão 21 de História
A eleição de Fernando Collor, para o cargo de Presidente da República, derrotando Luís Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores, movimentou politicamente o Brasil. O governo de Fernando Collor:
A) surpreendeu pelo equilíbrio do Presidente como estadista bem informado.
B) teve apoio incondicional dos grandes partidos políticos durante seu governo.
C) prometeu amplas e renovadoras políticas de modernização econômica.
D) consolidou a democracia no país, isolando as oligarquias anacrônicas.
E) impediu a entrada do capital estrangeiro nos negócios nacionais.

Resposta
Assunto: Governo Collor
Gabarito: Letra C
A questão sobre o governo Collor questiona os Feras sobre o período do antigo presidente.
Fernando Collor de Melo utilizaria, em sua campanha a presidente, promessas de um governo renovador e políticas modernizadoras. Com um conhecimento sobre Período Collor, torna-se fácil para o aluno marcar a letra “C”, que toca nos rumos que o então presidente eleito implantaria no país.






Questão 54
Resolução da Questão 54 de Física
Em uma prova de salto com vara, uma atleta alcança, no instante em que a vara é colocada no apoio para o salto, a velocidade final v = 9,0 m/s. Supondo que toda energia cinética da atleta é convertida, pela vara, em energia potencial gravitacional, calcule a altura mínima que a atleta alcança. Despreze a resistência do ar.
A) 4,0 m
B) 3,8 m
C) 3,4 m
D) 3,0 m
E) 2,8 m

Resposta







Questão 20
Resolução da Questão 20 de História
No Oriente Médio, as disputas políticas existentes mostram o fortalecimento das crenças islâmicas nas últimas décadas. Uma análise histórica da trajetória do Islamismo nos afirma que essa religião:
A) teve uma atuação pouco importante para a vida cultural do povo árabe na Idade Média, mas foi aceita pelos grupos mais tradicionais.
B) representou uma crença ética e escatológica, fundada em profetas do bem, sem ter semelhanças com o cristianismo.
C) contribuiu, com suas crenças monoteístas, para a construção da identidade política de todos os asiáticos.
D) restringiu sua atuação aos países do Oriente Médio e da África, sem repercussões nos povos do Ocidente.
E) justificou a participação de líderes religiosos na política, idéia que se mantém na contemporaneidade.

Resposta
Assunto: Oriente Médio
Gabarito: Letra E
A questão, apesar de tocar no Oriente Médio, questiona os feras sobre a trajetória do Islamismo. Um dos pontos em que a religião islâmica é mais atuante é justamente a participação de líderes fortes que iriam influenciar, desde a unificação do povo árabe até os conflitos atuais na região do Oriente Médio.
Maomé, no século VII, consegue unir o povo politicamente com a criação do islamismo.
A resposta, portanto, é a letra “E”, que coloca a justificativa religiosa e a participação de líderes religiosos islâmicos, como Maomé e Komeini. E mantém essas mesmas características de lutas usando o islamismo e tendo, à frente dessas lutas, líderes que são amparados no islamismo.






Questão 19
Resolução da Questão 19 de História
As incertezas do mundo contemporâneo trazem medos e desfazem antigas utopias políticas. Vivemos numa sociedade de massas, com avanços tecnológicos e apelos consumistas cotidianos, embora subsistam muitas desigualdades sociais. Historicamente, neste mundo de inquietudes e turbulências, o Brasil:
A) mudou em muitos aspectos, derrubando o que restava de conservadorismo.
B) conseguiu avançar na modernização, apesar das dificuldades sociais.
C) transformou-se politicamente, criando uma estrutura partidária estável.
D) consolidou-se como potência industrial, urbanizando-se sem problemas.
E) perdeu sua autonomia cultural, sendo apenas um reflexo do mundo internacional.

Resposta
Assunto: Atualidade Brasileira
Gabarito: Letra B
A questão trata sobre o desenvolvimento cultural e científico do Brasil no contexto mundial, analisando a modernização mesmo diante das nossas dificuldades sócio-econômicas.
Apesar de, em muitos aspectos, o Brasil ainda permanecer veiculado ao conservadorismo e às velhas estruturas políticas, o país conseguiu avançar na modernização sem perder as suas bases culturais, entretanto ainda não conseguimos a consolidação como potência industrial, diante do nosso déficit educacional.






Questão 53
Resolução da Questão 53 de Física
Uma bala de massa m = 20 g e velocidade v = 500 m/s atinge um bloco, de massa M = 480 g e velocidade V = 10 m/s, que se move em sentido contrário sobre uma superfície horizontal sem atrito. A bala fica alojada no bloco. Calcule o módulo da velocidade do conjunto (bloco + bala), em m/s, após a colisão.
A) 10,4
B) 14,1
C) 18,3
D) 22,0
E) 26,5

Resposta







Questão 18
Resolução da Questão 18 de História
As artes, com suas vanguardas e seus desafios estéticos, ganharam espaço histórico no mundo capitalista. Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Miró e tantos outros pertencentes a essas vanguardas:
A) mantiveram as tradições culturais do Ocidente, reafirmando o valor da estética do classicismo.
B) romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.
C) foram muito bem aceitos pelos críticos europeus da época, sendo exaltados pelas suas ousadias.
D) conseguiram espaço imediato nos grandes museus, tendo uma aceitação popular indiscutível e surpreendente.
E) renovaram a forma de fazer arte no Ocidente, mas ficaram restritos ao mundo acadêmico e intelectual do século XX.

Resposta
Assunto: O Movimento Artístico e Vanguardista do Século XX
Gabarito: Letra B
No âmbito das artes plásticas, o começo do século XX foi marcado por rupturas. O cubismo, iniciado em 1907, rompeu a noção de perspectiva herdada do Renascimento. O dadaísmo buscava romper com o academismo, ridicularizando a sociedade, a arte e a cultura tradicionais. No início dos anos 1920, firmou-se o surrealismo, movimento que pretendia ultrapassar a realidade objetiva, penetrando no mundo dos sonhos e do inconsciente. Inspirava-se nas descobertas de Freud. Destacaram-se, nesse período, Salvador Dali, René Magritte, Joan Miró e Max Ernst.






Questão 17
Resolução da Questão 17 de História
No século XX, o movimento sindical teve, no Brasil, um percurso instável, com dificuldades de visibilidade
política. Na primeira metade do século XX, o movimento sindical no Brasil:
A) foi radicalmente tutelado pelo Estado, sem conseguir fazer greves expressivas contra o poder.
B) teve a liderança do Partido Comunista, desde a primeira década da República dos Coronéis.
C) enfrentou repressão policial dos governos centrais, embora fosse também cooptado em alguns momentos.
D) consolidou-se nos anos de 1920, com a afirmação de lideranças anarquistas nos grandes centros urbanos.
E) viveu sua autonomia política antes do varguismo, com o domínio dos grupos liberais e reformistas.

Resposta
Assunto: Movimento Sindical Brasileiro
Gabarito: Letra C
O movimento sindical, nos primeiros anos da República, foi marcado por perseguições e chegou a ser considerado caso de polícia. As manifestações de rua eram reprimidas com grande violência. Isso se deve ao fato de não existir coesão dentro do movimento, muitas eram as correntes de caráter socialista e anarquista.
O movimento sindical foi localizado no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas, e em 1931, com assinatura da LEI DE SINDICALIZAÇÃO, cujos objetivos eram: transformar os sindicatos em colaboradores do Estado, disciplinar o trabalho, evitar a luta de classe, usando o sindicato como intermediário entre os trabalhadores e os patrões.
Com a criação do Estado Novo, em 1937, esse controle se tornou ainda maior. A partir de então, os sindicatos perderam sua autonomia e ficaram presos a uma série de normas, tais como: não podia haver ligação entre categorias, por exemplo, o sindicato de metalúrgicos não podia organizar ações conjuntas com o sindicato dos ferroviários, só o Ministério do Trabalho podia reconhecer um sindicato; foram proibidas atividades políticas dentro dos sindicatos, os sindicatos não podiam se filiar a organizações internacionais de classe, os funcionários públicos não podiam se sindicalizar.
O Ministério do Trabalho controlava as verbas sindicais: cada trabalhador contribuía, anualmente, com o valor de um dia de trabalho (a contribuição sindical) que era redistribuído às organizações sindicais.
Em 1943, o governo reuniu toda legislação trabalhista em um único corpo de leis, a consolidação das leis do trabalho (CLT), cujas principais dispositivas vigoram ainda hoje.






Questão 16
Resolução da Questão 16 de História
O século XIX foi cenário de movimentos políticos que criticaram o capitalismo. Pensadores como Karl Marx
defenderam alternativas políticas diferentes e formularam utopias. Sobre as idéias de Marx, podemos afirmar que elas:
A) ressaltaram a necessidade política de fazer reformas no capitalismo, contudo, sem grandes radicalizações.
B) restringiram-se ao mundo europeu e ao catolicismo da época, marcados pelo conservadorismo.
C) denunciaram, de forma apaixonada, as injustiças sociais e políticas do capitalismo, sem construir utopias.
D) sofreram influências de algumas idéias do liberalismo, embora construíssem outra concepção de mundo.
E) fortaleceram a crítica à classe dominante, sem contudo oferecer alternativas políticas para mudar.

Resposta
Assunto: As Ideologias do século XIX.
Gabarito: Letra C
O século XIX apresentou novas ideologias, novas teorias sociais propondo uma sociedade mais livre e justa, baseada em princípios igualitários, na cooperação, e não na competição. Os reformadores sociais dividiram-se em grupos distintos, como os socialistas utópicos, os socialistas científicos e os anarquistas.
Marx analisou os mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, visando a compreender a realidade e transformá-la no presente por meio de princípios fundamentais como o materialismo histórico, a luta de classes e a mais-valia, dentre outros. Uma de suas propostas revolucionárias defendia a tomada do poder pela classe operária com a implantação da ditadura do proletariano.






Questão 15
Resolução da Questão 15 de História
O Brasil foi colonizado com a ajuda marcante da Igreja Católica. Algumas rebeliões coloniais contaram com a
participação ativa de membros do clero católico liberal.
Entre elas destaca-se a:
A) Guerra dos Emboabas.
B) Revolta dos Alfaiates.
C) Guerra dos Mascates.
D) Revolução de 1817.
E) Inconfidência Mineira.

Resposta
Assunto: A Revolução Pernambucana de 1817
Gabarito: Letra D
Pernambuco era a região mais próspera da Colônia, sendo a que mais interessava aos colonialistas portugueses. A divulgação das idéias liberais, no seio da elite colonial, fomentava o desejo de autonomia política. Surgiram núcleos de sociedades secretas como o Areópago de Itambé e o Seminário de Olinda. A grande quantidade de clérigos, no movimento, fez da Revolução de 1817 ser conhecida como a Revolução dos Padres. Destacam-se o frei Miguelinho e o padre Roma.






Questão 14
Resolução da Questão 14 de História
O crescimento do Império Romano contribuiu para aumentar suas dificuldades administrativas. O Direito teve uma importância fundamental na superação dessas dificuldades. Na história do Ocidente, o Direito Romano:
A) foi totalmente superado pelos ensinamentos trazidos pelos mestres bizantinos da Idade Média.
B) mantém um lugar de destaque nos estudos das normas sociais existentes na Antigüidade.
C) teve uma importância limitada ao mundo europeu medieval, sendo esquecido pelos modernos.
D) conseguiu firmar-se no mundo europeu, mas manteve-se desconhecido nas culturas orientais.
E) está superado no mundo atual, não merecendo atenção dos estudos jurídicos contemporâneos.

Resposta
Assunto: Direito Romano
Gabarito: Letra B
A questão refere-se ao direito romano, a maior herança deixada pelos romanos às sociedades posteriores.
O direito desenvolveu-se durante o período republicano para tentar sanar os problemas sociais que surgiram devido à expansão territorial.
Desde a Lei das Doze Tábuas, o direito evoluiu para beneficiar um pouco a plebe, sem tirar os direitos da classe dominante.
A importância do direito romano alcançou um lugar de destaque nos estudos históricos da antigüidade.






Questão 52
Resolução da Questão 52 de Física
A figura abaixo representa a velocidade de uma partícula em movimento retilíneo, em função do tempo. Determine qual gráfico a seguir pode representar corretamente a correspondente posição da partícula em função do tempo.













Resposta







Questão 51
Resolução da Questão 51 de Física
Uma baleia de 80 toneladas e 20 m de comprimento, quando está completamente imersa sofre um empuxo igual a 75% do seu peso. Determine a ordem de grandeza, em newtons, do peso aparente da baleia.
Recorde-se que 1 tonelada = 103 kg.
A) 103
B) 104
C) 105
D) 106
E) 107


Resposta






Questão 13
Resolução da Questão 13 de História
As culturas ocidentais e orientais são invenções humanas que respondem, historicamente, a suas questões e a seus desejos. As religiões, desde os primeiros tempos da cultura, são nesse sentido:
A) lugares onde a imaginação não tem espaço, mas, sim, a crença e a fé, em entidades consideradas superiores.
B) formas de compreender o que acontece na trajetória histórica da humanidade, afirmando muitos dos seus medos.
C) criações humanas, independentes das relações sociais, sem ligações com o poder político existente.
D) espaços de construção de idéias importantes, onde a razão não possui nenhum significado histórico.
E) instituições sociais sem significado para a organização econômica da sociedade, ligadas apenas à fé em deuses.

Resposta
Assunto: Conceito de Religião
Gabarito: Letra B
A Religião foi utilizada para tentar responder as questões para as quais o homem não encontrou respostas, na tentativa de superar os medos e decifrar o desconhecido. Ela foi utilizada, também, como aparelho ideológico pela classe dominante para controlar o povo.






Questão 80
Resolução da Questão 80 de Química
O óleo de girassol, cujo principal componente é o ácido cis-9-octadecenóico (C18H34O2), pode ser utilizado como matéria prima para a produção de biodiesel, pela esterificação com metanol para fornecer o cis-9-octadecenoato de metila (C19H36O2). Considere as seguintes massas molares (em g mol–1) CH3OH =32; C19H36O2 = 296; C18H34O2 = 282, e as seguintes equações termoquímicas:

Sobre a termoquímica destas reações, pode-se afirmar que:
A) a reação de esterificação do ácido cis-9- octadecenóico com metanol não agrega valor energético ao biocombustível, pois a combustão de 1 mol do éster libera menos calor que a de 1 mol do ácido.
B) o uso de metanol na reação de esterificação não agrega valor energético ao biocombustível, pois a combustão de 1 mol de metanol libera mais calor que a de 1 mol do ácido.
C) a reação de esterificação do ácido cis-9- octadecenóico com metanol é exotérmica e libera 26 kJ mol–1.
D) os biocombustíveis de óleos vegetais são menos eficientes que o metanol, pois a combustão de 1g de metanol libera mais calor que a combustão de 1 g do cis-9-octadecenoato de metila.
E) a combustão de 28,2g do ácido cis-9- octadecenóico libera 2.200 kJ de calor.

Resposta
Letra: A





Questão 70
Resolução da Questão 70 de Matemática
Um retângulo de 40 metros de perímetro tem sua diagonal medindo d metros. Então, a área deste retângulo, em função do comprimento de sua diagonal, em metros quadrados, é:
A) 200 – d2
B) 800 – d2/2
C) 1600 – d2/2
D) 200 – d2/2
E) 400 – d2/2

Resposta






Questão 79
Resolução da Questão 79 de Química
O aroma de frutas se deve principalmente à presença de ésteres, que são bastante utilizados na indústria alimentícia. Um dos componentes do aroma do abacaxi é o 2-metilbutanoato de etila.
Este composto:
1) pode ser obtido pela reação entre o etanol e o ácido 2-metilbutanóico.
2) pode ser obtido pela reação de oxidação do 2-metil-1-butanol.
3) sofre reação de halogenação na dupla ligação C=C.
4) sofre reação de saponificação (hidrólise básica).

Estão corretas apenas:
A) 1 e 4
B) 1 e 2
C) 3 e 4
D) 2 e 3
E) 2 e 4

Resposta
Letra: A
Verdadeira. A reação é uma esterificação
ESTRUTURA
2. ESTRUTURA álcool primário.
A oxidação de um álcool primário forma aldeído.
3. Falso. O composto não apresenta dupla ligação entre carbonos.
4. Verdadeira. éster + base -> sal (sabão) + álcool






Questão 69
Resolução da Questão 69 de Matemática
O polinômio x3 + ax + b tem coeficientes a e b reais e é divisível por x + 1 e por x + 2. Assim, é correto afirmar que:
A) a = -7 e b = 6
B) a = -7 e b = -6
C) a = 7 e b = -6
D) a = 7 e b = 6
E) a = 6 e b = 7

Resposta






Questão 68
Resolução da Questão 68 de Matemática


Resposta






Questão 78
Resolução da Questão 77 de Química
A dose letal ou DL50 de uma substância é definida como a dose necessária para matar 50% da população à qual esta substância tenha sido administrada. O cianeto de potássio, KCN e a 2,3,7,8-tetraclorodibenzeno-
dioxina, C12H4O2Cl4, também conhecida por 2,3,7,8-TCDD, cuja estrutura está apresentada abaixo, são substâncias altamente tóxicas, com DL50, para camundongos, de 10.000 e 22 g/kg, respectivamente.
K (Z=19), C(Z=6), N (Z=7), H(Z=1) e O(Z=8).
Considerando as ligações químicas presentes em cada um destes compostos, assinale a alternativa correta.


2,3,7,8-tetracloro-dibenzeno-dioxina (2,3,7,8-TCDD)
A) O composto cianeto de potássio (KCN) apresenta
apenas ligações iônicas.
B) O 2,3,7,8-TCDD é uma molécula formada por ligações covalentes, que apresenta dois anéis aromáticos e tem carbonos com hibridização sp2.
C) Uma mistura bifásica de água com um solvente orgânico não deve ser capaz de separar uma mistura sólida de KCN e 2,3,7,8-TCDD.
D) O 2,3,7,8-TCDD apresenta 4 átomos de carbono assimétrico.
E) O 2,3,7,8-TCDD apresenta somente ligações apolares.

Resposta
Letra: B





Questão 67
Resolução da Questão 67 de Matemática
Quantas soluções, no conjunto dos números reais, a equação |x| + |x - 1| = 3 admite?
A) Nenhuma
B) Uma
C) Duas
D) Três
E) Quatro

Resposta






Questão 66
Resolução da Questão 66 de Matemática
Qual o volume do cubo que tem todos os vértices em uma superfície esférica de raio 3cm?
A) 24 3 cm3
B) 18 3 cm3
C) 24 2 cm3
D) 28 2 cm3
E) 48 cm

Resposta






Questão 77
Resolução da Questão 77 de Química
Observe as equações químicas abaixo, com suas respectivas constantes de equilíbrio (em 298 K) e analise as afirmações a seguir.

1) A concentração de H3O+ na água pura é 1,0x10-7 mol L–1. Por isso, o pH da água pura é igual a 7,0. 2) Sulfeto de zinco e cloreto de prata são sais pouco solúveis. Entretanto, a solubilidade do sulfeto de zinco é menor que a do cloreto de prata.
3) A solubilidade do cloreto de prata, em água pura, em mol L-1 é numericamente igual à raiz quadrada de 1,6 x 10-10.
4) A amônia é uma base, segundo as definições de Arrhenius, de Bronsted-Löwry, e de Lewis. O valor da constante de equilíbrio indica que é uma base fraca.
5) O íon amônio forma um par ácido-base conjugado com a amônia. O produto das constantes de acidez e de basicidade de um par ácido-base conjugado é igual à constante de auto-protólise da água.Estão corretas:
A) 1, 2 e 3 apenas
B) 1, 4 e 5 apenas
C) 2, 4 e 5 apenas
D) 2, 3 e 5 apenas
E) 1, 2, 3, 4 e 5

Resposta
Letra: E





Questão 76
Resolução da Questão 76 de Química
O principal componente inorgânico dos ossos no corpo humano é a hidroxiapatita, Ca10(PO4)6(OH)2, que constitui 70% da massa óssea. O corpo humano possui em sua composição 1,5% em massa de cálcio, concentrado justamente no esqueleto. Qual será, aproximadamente, a massa óssea de uma pessoa com 70 kg? (Massas atômicas: Ca = 40; P = 31; O =16; H = 1. Considere que a massa molar da hidroxiapatita é 1.000 g/mol.)
A) 1.000 g.
B) 1,05 kg
C) 2.500 g.
D) 3,75 kg.
E) 25 kg.

Resposta
Letra: D





Questão 75
Resolução da Questão 75 de Química
Em relação aos elementos químicos descritos no início de cada proposição, analise as sentenças sublinhadas.
1) O lítio metálico é utilizado atualmente nas baterias de telefones celulares. A primeira e a segunda energias de ionização para este elemento (Z = 3) são 520 e 7.300 kJ mol–1, respectivamente. A segunda energia de ionização é muito alta porque, com a perda do segundo elétron, o íon adquire a configuração eletrônica de um gás nobre.
2) O flúor (Z = 9) tem grande tendência de formaríons fluoreto; o neônio (Z = 10) não tende a formar íons, pois é um gás nobre, e o sódio (Z = 11) é encontrado na natureza na forma de Na+.F_, Ne e Na+ têm a mesma configuração eletrônica; entretanto, o raio do íon sódio é o menor em decorrência de sua carga nuclear mais elevada.
3) O hidrogênio (Z = 1), que é o elemento mais abundante no universo, possui três isótopos, com número de massa (A) igual a 1, 2 e 3 O deutério é o isótopo com A = 2, e o trítio tem A = 3. A fusão de dois núcleos de deutério pode originar um núcleo que possui 2 prótons e 3 nêutrons.
4) Oxigênio, silício e alumínio são os três elementos mais abundantes no planeta Terra. Tanto o silício quanto o alumínio podem se combinar com oxigênio, formando óxidos. O oxigênio tem Z = 8, o silício Z = 14, e o alumínio Z = 13.
Conseqüentemente, as composições dos óxidos de silício e de alumínio devem ser Si2O3 e AlO2, respectivamente. Está(ão) correta(s):
A) 1, 2, 3 e 4
B) 1 e 3 apenas
C) 2 apenas
D) 3 apenas
E) 2, 3 e 4 apenas

Resposta
Letra: C





Questão 64
Resolução da Questão 64 de Matemática
O jogo da Mega Sena sorteia 6 dentre os números de 1 até 60. Quantas vezes maior é a chance de ganhar de um jogador que aposta 10 números, em relação a um outro jogador que aposta 8 números?
A) 20 vezes
B) 15 vezes
C) 7 vezes e meia
D) 6 vezes
E) 5 vezes e meia

Resposta

Resposta C






Questão 74
Resolução da Questão 74 de Química
Os halogênios: F (Z = 9), Cl (Z = 17), Br (Z = 35) e I (Z = 53) são elementos químicos importantes, alguns
deles também encontrados na água do mar. Sobre estes elementos, podemos afirmar que:
A) apresentam, todos, camada de valência com configuração eletrônica s2p5.
B) são elementos com baixa eletronegatividade e esta propriedade decresce ao longo do grupo na tabela periódica.
C) formam moléculas diatômicas do tipo X2, todas elas gasosas nas condições ambientes (1 atm e 25oC).
D) o átomo de Br deve possuir raio atômico maior que o do F, por outro lado, o raio iônico do Br– é
menor que o raio iônico do Cl–.E) apresentam forte tendência a formar compostos covalentes com os metais alcalinos.

Resposta
Letra A





Questão 63
Resolução da Questão 63 de Matemática
Entre 1995 e 2007, o faturamento dos restaurantes no Brasil passou de 12 bilhões de reais para 48 bilhões de reais. Se admitirmos um crescimento percentual anual, constante e cumulativo, a partir de 1995, em relação ao ano anterior, qual será o faturamento em 2013, em bilhões de reais?
A) 96
B) 90
C) 84
D) 78
E) 72

Resposta
Analisando os 12 anos:
12 = capital t = 12 anos
48 = montante i = ?



Resposta A






Questão 73
Resolução da Questão 73 de Química
O íon hipoclorito é o principal ingrediente da água sanitária, que é amplamente empregada como alvejante. A reação de hipoclorito com corantes produz substâncias incolores. Analise os resultados abaixo, obtidos para a reação de um corante com hipoclorito, e assinale a alternativa correta.


A) A reação é de primeira ordem em relação ao hipoclorito e de segunda ordem em relação ao corante.
B) A reação é de primeira ordem em relação a ambos os reagentes.
C) A reação é de segunda ordem em relação a ambos os reagentes
D) A constante de reação é 121 mol-1 L s-1.
E) A constante de reação é 121 mol L-1 s-1.

Resposta
Letra: B





Questão 62
Resolução da Questão 62 de Matemática
Na figura abaixo, as medidas de alguns ângulos são dadas, em graus, em função de x. Então, o valor de x é:
4x
6x
2x
5x
5x
A) 36o
B) 24o
C) 18o
D) 12o
E) 10o



Resposta
Pela 1ª lei de Tales: 180º-10x+180º-10x+2x=180º

X=10º
Resposta E






Questão 72
Resolução da Questão 72 de Química
A eletrólise da água do mar é um importante processo industrial para a produção de derivados do cloro. De um modo geral, podemos representar as reações envolvidas no processo por:


Com base nestas reações, é correto afirmar que:
A) para cada mol de cloro (Cl2) produzido, é necessário 1 mol de elétrons na eletrólise.
B) a produção do íon hipoclorito (ClO) é favorecida pela diminuição do pH do meio.
C) a reação de formação do íon clorato (ClO3) não é uma reação de óxido-redução.
D) o número de oxidação do cloro no íon hipoclorito é +1.
E) a equação (I) não está corretamente balanceada.

Resposta
Letra: D (verdadeira)

Questão 71
Resolução da Questão 71 de Química
A água do mar é rica em cloreto de sódio, dentre outros sais. Sabe-se que a presença de solutos num solvente altera algumas propriedades deste último. Exemplo disto são as propriedades coligativas. Considere a elevação no ponto de ebulição da água, causada pelos seguintes sais, todos bastante solúveis em água (MM é a massa molar): NaCl (MM = 58,5 g mol–1), KCl (MM = 74,5 g mol–1) e Na2SO4 (MM 142 g mol–1). Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.
A) O aumento do ponto de ebulição da água deverá ser o mesmo para soluções 1 mol L–1 de qualquer um destes sais.
B) Uma solução 2 mol L–1 de NaCl deverá apresentar um aumento no ponto de ebulição equivalente ao de uma solução 1 mol L–1 da Na2SO4.
C) A dissolução de 117 g de NaCl, em 10 litros de água, deve provocar um aumento no ponto de ebulição, equivalente ao obtido pela dissolução de 149 g de KCl, em 10 litros de água.
D) Considerando-se soluções 1M desses sais, o Na2SO4 é o que causa menor elevação no ponto de ebulição da água, uma vez que é um sal assimétrico.
E) Uma solução aquosa contendo 5,85 g L–1 de NaCl tem o mesmo ponto de ebulição de uma solução aquosa contendo 14,2 g L–1 de Na2SO4. A eletrólise da água do mar é um importante processo industrial para a produção de derivados do cloro. De um modo geral, podemos representar as reações envolvidas no processo por: Reação da eletrólise em água:

Resposta
Letra: C





Questão 65
Resolução da Questão 65 de Matemática
Se hoje é domingo, qual será o dia da semana, passados 100 dias a partir de hoje?
A) segunda-feira
B) terça-feira
C) quarta-feira
D) quinta-feira
E) sexta-feira

Resposta
Devemos apenas analisar o resto da divisão de 100 por 7.

100 7
2 14

Como o resto é 2, a partir do domingo, chegaremos à terça-feira.

Resposta B






Questão 61
Resolução da Questão 61 de Matemática
Dispondo de certo capital, um investidor fez as seguintes aplicações durante um ano:
- aplicou 25% do capital na bolsa de valores, que lhe rendeu 30% de lucro;
- aplicou um quarto do capital em um fundo de investimentos e, nesta aplicação, teve um prejuízo de 25%;
- aplicou o restante do capital na poupança, que lhe rendeu 10% de lucro.
Nesse contexto, é correto afirmar que, relativamente ao capital aplicado, o investidor:
A) teve um lucro de 40%.
B) teve um prejuízo de 5,25%.
C) teve um lucro de 6,25%.
D) não teve lucro nem prejuízo.
E) teve um lucro de 20%.

Resposta







Questão 39
Resolução da Questão 39 de Espanhol
En distintos pasajes del texto aparecen las siguientes expresiones, caracterizadas ambas por la presencia de la forma “se”: “pero nunca se debe forzar por paridades…”, “a cada cual se nos puede ocurrir una”. Sabemos que la forma “se”, en determinados contextos, puede variar de posición. Por lo tanto, también serían aceptables en español, sin que por ello varíe el sentido de las expresiones originales:
1) a cada cual puede ocurrírsenos una
2) nunca debe se forzar por paridades
3) nunca debe forzarse por paridades
4) a cada cual puede se nos ocurrir una
5) a cada cual nos puede ocurrirse una
Son correctas:
A) 1, 2, 3, 4 y 5
B) 3 y 5 solamente
C) 1, 3 y 5 solamente
D) 1 y 3 solamente
E) 2, 3, 4 y 5 solamente

Resposta
Questão de conhecimentos gramaticais sobre “colocación pronominal”. Sabemos que a ênclise só é aceita nas formas verbais: infinitivo, imperativo afirmativo e gerúndio; e a próclise nas demais formas verbais.
Resposta C






Questão 37
Resolução da Questão 37 de Espanhol
Indique, relacionando las columnas que aparecen a continuación, cuáles serían los vocablos y expresiones equivalentes en portugués a las siguientes palabras y expresiones españolas, considerando exclusivamente el sentido que poseen en el contexto en el que específicamente aparecen dentro del texto de referencia.
1) dislate ( ) vereador
2) a boca llena ( ) exceto
3) por lo visto ( ) completamente
4) concejal ( ) ao que parece
5) salvo ( ) maluquice

Resposta
É uma questão de vocabulário, que exige do Fera conhecimento semântico do Espanhol. As palavras apresentadas foram “dislata” (maluquice), “a boca llena” (completamente), “por lo visto” (ao que parece), “concejal” (vereador) e “salvo” (exceto).
Resposta A







Questão 40
Resolução da Questão 40 de Espanhol
En diferentes pasajes del texto aparecen diversas expresiones que contienen perífrasis verbales (locuciones verbales) de obligación, por ejemplo: "habríamos de ser los hombres", "la mitad habrían de ser mujeres", "debería ir corrigiéndose ese porcentaje". Indique cuál de las siguientes expresiones que se proponen como equivalentes mantiene el mismo sentido de obligación en español.
A) deberíamos de ser los hombres
B) la mitad tendrían que ser mujeres
C) debería de ir corrigiéndose ese porcentaje
D) deberían de ir corrigiéndose ese porcentaje
E) tendríamos de ser los hombres

Resposta
Questão de semântica. O Fera teve que analisar os sentidos das frases procurando aquela que indicasse "obrigação" em Espanhol.
Resposta B






Questão 35
Resolução da Questão 35 de Espanhol
Considerando las opiniones vertidas por el autor del texto, podemos afirmar que
A) algunos vocablos actuales demuestran sexismo a boca llena.
B) se hace necesaria la incorporación de nuevas formas como “jueza” o “concejala”.
C) el feminismo lingüístico constituye un verdadero absurdo.
D) la lotería debería tocar por igual a hombres y mujeres.
E) se debe exigir la paridad como criterio para la elección de los miembros de la Real Academia.

Resposta
É uma questão de interpretação textual semelhante à questão 33, em que o Fera teria que captar a idéia central do texto, a não aceitação do autor ante o feminismo defendido por Rosa Maria Peres.
Resposta C






Questão 33
Resolução da Questão 33 de Espanhol
Una vez leído el texto en su totalidad, podemos afirmar que, para el autor,
A) la Real Academia de la Lengua es una institución de ideología machista.
B) las propuestas de cambios en el género de algunas palabras deben extenderse también al
masculino: periodisto o poeto, por ejemplo.
C) los miembros de la Real Academia deben elegirse de forma paritaria.
D) la propuesta de nuevas formas de palabras masculinas caracteriza el machismo.
E) las propuestas realizadas por Rosa María Peris resultan ridículas.

Resposta
É uma questão de interpretação textual, em que a idéia do autor (apresentada na última linha do 1o parágrafo), a crítica ao feminismo lingüístico defendido por Rosa Maria Peres, é trabalhada ironicamente durante todo o texto e retomada no último parágrafo, com ênfase.
Resposta E.







Questão 38
Resolução da Questão 38 de Espanhol
A lo largo del texto, se proponen diversas formas masculinas y femeninas de palabras españolas. No todas están aceptadas como correctas. Determine cuáles de las series que se relacionan a continuación contienen todas sus formas correctas en español, compatibles con el género que se indica entre paréntesis –masculino (m.) / femenino (f.).
1) periodista (m.) – concejala (f.) – jueza (f.) – miembra (f.)
2) jueza (f.) – concejala (f.) – juez (m.)– demócrato (m.)
3) juez (f.) – concejal (f.) – periodista (m.) – miembro (f.)
4) periodista (f.) – atleta (m.) – demócrata (m.) – jóvenes (m.)
5) dentista (m.) – oculista (f.) – jóvenas (f.) – concejalas (f.)
Son correctas:
A) 1, 3 y 5 solamente
B) 1, 2, 3, 4 y 5
C) 3 y 4 solamente
D) 2 y 5 solamente
E) 1, 2, 4 y 5 solamente

Resposta
Essa questão se mostrou capciosa quanto à análise dos gêneros dos substantivos, “Juez” e “Concejal”, uma vez que na Língua Espanhola são permitidas duas acepções para a mesma palavra. É, portanto, um substantivo comum-de-dois, podendo ser utilizada a mesma palavra para o gênero masculino e feminino, conforme o dicionário de Manuel Seco, entre outros teóricos. No entanto, já se aceita na Real Academia, a terminação “za” para o feminino de “Juez” (Jueza). Apesar disso, não foi eliminado o uso do masculino para os dois gêneros.
Resposta C






Questão 36
Resolução da Questão 36 de Espanhol
El siguiente fragmento aparece en el tercer párrafo del texto: "considerando que muy probablemente le mandarían a freír espárragos, se pone la venda antes que la herida". Si tenemos en cuenta el contexto específico en el que aparece, el autor quiere dar a entender que
A) como al freír espárragos puede saltar el aceite de la sartén, conviene protegerse con una venda para evitar las quemaduras.
B) como la proponente es una mujer, los hombres se burlarán de sus opiniones y le dirán que se dedique a las tareas de la casa, como cocinar espárragos.
C) la señora Peris procura vender caras sus posiciones antes de ser atacada.
D) Peris busca una justificación anticipada a la más que probable desestimación de sus propuestas.
E) los datos que maneja la proponente están equivocados: “espárrago” siempre será masculino, y “venda” y “herida”, femeninos.

Resposta
É também uma questão de interpretação textual. A dificuldade está na interpretação das expressões idiomáticas “mandar afreír espárragos” (que equivale em português a “ir plantar batatas”) e “ponerse la venda antes que la herida” (que significa “prevenir-se de algo antes que aconteça”) e no sentido delas juntas no texto. Ou seja, procurar uma justificativa antecipada para a provável não-aceitação de algo.
Resposta D






Texto da Prova de Espanhol
FEMINISMO LINGÜÍSTICO, PRECLARA ESTUPIDEZ
Soy periodisto y poeto, tengo um amigo atleto y otro futbolisto. Mañana tengo que ir al dentisto y pedir hora para el oculisto. Seguramente soy un poco machisto y no sé si soy del todo demócrato. Pero, después de escribir esto, me doy cuenta de que, al menos, no soy tan tonto como la directora del Instituto de la Mujer, Rosa María Peris, que pretende, más o menos, que cambiemos nuestra lengua para acoplarla a los dictados de lo que ella entiende por feminismo, y el resto de los mortales, salvo alguna que otra acérrima seguidora, por simple y llana estupidez.
Ha pedido la señora -que no tiene, por lo visto, mejores cosas en las que emplear su tiempo- que la Real Academia de la Lengua dé entrada a algunos nuevos vocablos porque, a su juicio, algunos de los actuales demuestran sexismo a boca llena. Por ejemplo, dice, ése es el caso de “juez”, “concejal” y “miembro”. Propone la buena señora la incorporación, a su lado, de “jueza”, “concejala” y “miembra”, como respectivos femeninos. La memez es supina porque, por esa misma regla de tres, habríamos de ser los hombres “juezos” o “concejalos” para señalar claramente el sexo del portador. Es más, si aplicásemos su propuesta a todos los vocablos terminados en la, por lo visto, femenina “a”, que habitualmente se emplean para señalar las ocupaciones o profesiones, acabaríamos en el ridículo primer párrafo con el que empezaba este texto.
Pero no se conforma la Peris con semejante dislate, sino que, considerando que muy probablemente le mandarían a freír espárragos, se pone la venda antes que la herida, acusando a la Real Academia de la Lengua de ser una institución de “ideología machista”, lo que les impedirá a sus ilustres miembros el dar tan trascendental paso en la lucha por la liberación e igualdad de la mujer.
Tras ello, pasa, en fuga hacia el infinito, de la reivindicación a la exigencia: “que en la Academia se imponga la paridad”. O sea, que sean elegidos sus miembros de forma equitativa, repartidos al 50 por ciento hombres y mujeres. Ya no importará, por lo tanto, cómo escriban o cuánto sepan de la cosa de la lengua, sino que, por aquello de las paridades, la mitad habrían de ser mujeres. Pocas hay ahora, desde luego, creo que sólo tres, y debería ir corrigiéndose ese exiguo porcentaje a marchas bien rápidas. Pero nunca se debe forzar con paridades lo que debe llegar por reconocimiento del talento.
Ahí se ha quedado, por ahora. Pero no tengo duda de que volverá a la carga. Seguro que se le ocurren otras ideas sublimes. No me extrañaría que propusiera que se otorgue el premio Cervantes o el Príncipe de Asturias de las Letras o, ya puestos, el Nobel de Literatura de forma paritaria; o, aún mejor, que todo sea paritario por ley. Absolutamente todo. Hasta la lotería. Que se obligue a que toque lo mismo a los hombres que a las mujeres.
Puestos a decir bobadas, a cada cual se nos puede ocurrir una. En clave de discriminación positiva siempre, claro. ¿Verdad, jóvenes y jóvenas? -como diría Carmen Romero, otra de las ilustres iniciadoras de este esperpento lingüístico.
(Antonio Pérez Henares, DIARIO DIRECTO)

COMENTÁRIO GERAL DE ESPANHOL
Em relação à formatação, a prova de Espanhol apresentou um único texto, um pouco maior que o do ano passado. Ele foi muito bem selecionado, pois se tratava de uma crônica em que o autor criticava outras duas professoras que defendem que a língua seja menos machista. Ainda, a equipe acredita que o aluno possa ter tido dificuldades devido à presença de um léxico não-básico, como: “Preclara”, “Acérrima”, “Memez”, “Supina”, “Freír Esparrágos”.

A distribuição das questões segue esta ordem:
Quatro de compreensão textual (33, 34, 35 e 40), duas de gramática (38 e 39) e duas de vocabulário (36 e 37).
No geral, a prova foi considerada de nível mediano, exigindo do aluno uma ótima compreensão do sentido do texto e muito bom domínio de estrutura da língua. Premia, assim, o aluno que, durante o ano, compareceu às aulas e exercitou a língua de Cervantes.






Questão 34
Resolução da Questão 34 de Espanhol
Según las propuestas realizadas por la directora del Instituto de la Mujer:
A) habría que aceptar las formas “juezos” y “concejalos”.
B) la forma “juez”, referida a una mujer, resulta inadecuada, por ser sexista.
C) la palabra “periodista”, aplicada a un hombre, es un caso de discriminación positiva.
D) no es necesario, por el momento, la modificación de la forma de elección de los miembros de la Real Academia de la Lengua.
E) los premios literarios deberían otorgarse de forma paritaria.

Resposta
É uma questão de interpretação na qual o Fera precisa voltar ao texto para identificar e interpretar as propostas de Rosa Maria Peres.
Resposta B






Questão 39
Resolução da Questão 39 de Inglês
It’s clear in the text that Dhiraj Sharma
1) was not admitted to a local state school in 2006.
2) can read quite well.
3) has studied only in government schools.
4) is fourteen years old.
5) is going to study in a much better private school.
The right answers are only
A) 1 and 2.
B) 2, 3 and 4.
C) 2 and 4.
D) 1, 3 and 5.
E) 3, 4 and 5.

Resposta
Essas frases: “The local state denied him admission”, “has studied only in government school”, “Dhiraj is now applying to a private school… school offers a much better education than the state” dão suporte às proposições 1, 3 e 5.
Resposta D






Questão 37
Resolução da Questão 37 de Inglês
In accordance to the text, education in India is, in fact,
A) costless.
B) compulsory.
C) time-consuming.
D) successful.
E) troublesome.

Resposta
Nas duas 1as sentenças do texto, o autor fala que a educação na Índia deveria ser de graça e para todos. No entanto, ele afirma que não funciona dessa maneira, o que daria abertura para pensarmos que seria a letra E (problemática). Mas ele compara os dois tipos de sistema: o público e o privado. Sendo o segundo de extremo sucesso. O que nos leva também, pela falta da palavra “state” no enunciado, a crer que a letra D (successful) poderia ser uma possível resposta.






Questão 40
Resolução da Questão 40 de Inglês
According to the text, the latest tendencies in education nowadays, throughout the developing world, have been
1) high private investments in education for the poor.
2) the existence of private schools almost everywhere.
3) better accomplishments in education at lower costs.
4) the establishment of private schools mainly in Delhi.
5) the denial of admission of low-income children to private schools.
The right choices are
A) 1, 2 and 3 only.
B) 2, 3 and 4 only.
C) 3, 4 and 5 only.
D) 1 and 5 only.
E) 1, 2, 3, 4 and 5.

Resposta
No texto, podemos ver as afirmações: “to find private school on virtually every corner”, que dá suporte à proposição 2; “They’re achieving better than the government at a fraction of the cost”, que dá suporte à proposição 3. Porém o gabarito oficial dá como resposta a letra A. Gostaríamos de saber junto à Covest e à sua banca elaboradora da prova de Inglês por que a proposição 1 estaria correta se, em nenhum lugar do texto, afirma-se que os investimentos privados em educação para os pobres são altos.






Segundo Texto da Prova de Inglês
Doing It Themselves
In India, education is supposed to be free and universal through age 14. In fact, it often doesn’t work out that way. Consider Dhiraj Sharma, the 10-year-old son of a bicycle rickshaw driver in Delhi, who was forced to stay home last year after the local state denied him admission because he didn’t have the right papers – a common problem. So Dhiraj is now applying to a private school. For just $6 a month, the R.S. School offers a much better education than the state, says Dhiraj’s father, Ramesh, complaining that his son “finished class three in government school, and he can’t read anything!” Such problems have sparked a boom in private schooling throughout the developing world. In 2000, James Tooley, an administrator for Orient Global, a Singapore company that invests in education for the poor, went walking in Hyderabad, India, and was startled to find private schools on virtually every corner. He launched a full-scale study in India, China and Africa, and everywhere, officials and aid agencies told him such schools for the poor didn’t exist. But when his researchers explored the villages and slums, they found that not only did they exist, they were flourishing. “It’s a tremendous success story,” says Tooley. “Entrepreneurs are catering to poor, low-income families, and they’re achieving better than the government at a fraction of the cost.”
From Doing It Themselves, EDUCATION, NEWSWEEK August 20 / August 27, 2007, page 50.






Questão 38
Resolução da Questão 38 de Inglês
Difficulties derived from the educational system in India have led many poor students to enroll themselves
A) in private schools.
B) in government schools.
C) in China.
D) in Africa.
E) outside the country.

Resposta
No começo do segundo parágrafo, “Such problems have sparked a boom in private school”, ele está mencionando a migração de alunos pobres para escolas particulares devido aos problemas que acontecem nas escolas públicas, tais como: burocracia e falta de compromisso com a boa qualidade no ensino.
Resposta A






Questão 35
Resolução da Questão 35 de Inglês
Dr. Selim Arcasoy
1) is sure surgeons do provide lung patients with a better quality of life.
2) isn’t himself involved with lung patients nor transplantation at all.
3) has nothing to do with the New York-Presbyterian Hospital/Columbia University.
4) wonders whether lung transplantation really makes patients’ lives better.
5) questions whether surgeons are transplanting patients who won’t live much.
The correct options are:
A) 4 and 5 only.
B) 1, 2 and 3 only.
C) 2 and 3 only.
D) 2, 3 and 4 only.
E) 1, 2, 3, 4 and 5.

Resposta
Nestas duas perguntas que o Dr. Arcasoy faz no 6º parágrafo: “Are we actually improving survival ?” e “Or are we Transplanting sicker people who don’t last as long?”, questiona-se, na verdade, se esses transplantes irão melhorar e prolongar a saúde de pessoas que já se encontraram doentes. Sendo transplantes as proposições corretas a 4 e a 5.
Resposta E






Questão 36
Resolução da Questão 36 de Inglês
The word “rescuing” in “relatives and friends who risk major surgery in hope of rescuing a loved one” is
similar in meaning to:
A) comforting.
B) upsetting.
C) pleasing.
D) relaxing.
E) saving.

Resposta
A única palavra que, no contexto, teria o sinônimo para “rescuing” está na letra E “saving” (salvar).
Resposta E






Questão 33
Resolução da Questão 33 de Inglês
For over fifteen months,
1) lung patients have waited less long for a transplant.
2) the number of lung patients waiting for a transplant has diminished.
3) the number of lung transplants has increased.
4) lung patients haven’t succeeded in having a lung transplant.
5) lung patients haven’t even had a chance to be on the waiting list.
The correct alternatives are only:
A) 3, 4 and 5.
B) 1 and 4.
C) 2 and 4.
D) 1, 2 and 3.
E) 4 and 5.

Resposta
Todas as alternativas corretas estão contidas no 2º parágrafo.
“Wait have shortened” / “lists have shrunk”/ “lung tansplants have gone up”
Resposta D






Questão 34
Resolução da Questão 34 de Inglês
34. The changes in the world of lung transplants
A) will worsen much the lives of lung patients and donors.
B) should help only live donors not patients to feel more confident.
C) actually continue requiring transplants from live donors.
D) face the opposition of most lung transplant surgeons.
E) are thought not to work out for a great number of patients.

Resposta
A frase do terceiro parágrafo, “The changes have all but erased the need for transplants from live donors” (As mudanças aconteceram em tudo, exceto na necessidade de doadores vivos para o transplante), está condizente com a alternativa C.
Resposta C






Texto da Prova de Inglês
LUNG PATIENTS SEE A NEW ERA OF TRANSPLANTS
A quiet revolution in the world of lung transplants is saving the lives of people who, just two years ago, would have died on the waiting list. In the past 16 months, waits have shortened, lists have shrunk, and the number of lung transplants has gone up. Further improvements are expected this year. The changes have all but erased the need for transplants from live donors – desperate, last-ditch operations requiring two donors per patient, usually relatives and friends who risk major surgery in hope of rescuing a loved one whose time is
running out. “It’s almost as if it’s a whole new day for lung transplantation,” said Dr. Cynthia Herrington, a surgeon at the University of Minnesota Medical Center, Fairview, in Minneapolis. “It’s amazing.”
Nationwide, it is too soon to tell what the impact of the transplants changes will be. “Are we actually improving overall survival?” asked Dr. Selim Arcasoy, the medical program director for lung transplantation at New York-Presbyterian Hospital/Columbia University. “Or are we transplanting sicker people who don’t last as long?”
Transplants are given to people whose lungs fail because of emphysema, cystic fibrosis or other, less common diseases. Since demand exceeds supply, patients must join regional waiting lists that are part of a national network.
(From The Internet, The New York Times, Health, June 23, 2007).






Questão 50
Resolução da Questão 50 de Biologia
A alimentação dos brasileiros sofreu sérias modificações com o passar do tempo. Hoje, cresce o consumo de alimentos pobres em fibras ou em substâncias importantes para garantir uma vida saudável. A associação de cereais com leguminosas nas refeições, como, por exemplo, de arroz com feijão (principalmente o arroz integral) já não é tão habitual.
Deve-se salientar, porém, que essa associação, entre outras razões, é importante porque pode:
A) fornecer ao organismo aminoácidos essenciais.
B) diminuir a absorção de colesterol no duodeno.
C) aumentar a ingestão de triglicerídeos.
D) fornecer quantidades equilibradas de vitaminas.
E) contribuir para a preservação da reserva de glicogênio

Resposta
Nutrição
Gabarito – A
Aminoácidos essenciais são aqueles não produzidos no organismo humano, sendo necessária sua obtenção por meio da ingestão de uma dieta balanceada.






Questão 48
Resolução da Questão 48 de Biologia
A poluição ambiental deve ser combatida pelo homem, uma vez que causa desequilíbrios e prejuízos à vida. A poluição ocorre no ar, no solo e na água, e pode ser causada por liberação de matéria e por liberação de energia no ambiente.
Com relação a esse assunto, é incorreto afirmar que:
A) o dióxido de enxofre, produzido principalmente na queima de combustíveis como gasolina, madeira
e óleo, pode reagir com a água na atmosfera e formar ácido sulfúrico, um ácido muito tóxico e corrosivo.
B) a poluição radioativa, que pode provocar mutações e outras lesões, muitas vezes letais, tem o risco aumentado não somente por vazamentos em usinas nucleares, como também pelo descaso com o lixo radioativo.
C) a elevação da temperatura nos mares propicia um aumento considerável no teor de oxigênio dissolvido na água, como também a liberação de grandes quantidades de dióxido de enxofre para a atmosfera.
D) a transformação da parte orgânica do lixo em um composto (compostagem) é bastante útil, não só como método para a solução do problema do lixo, como também pelo fato de o composto obtido poder servir como fertilizante para o solo.
E) o uso de pesticidas para o controle de pragas na agricultura não só pode resultar na contaminação do solo e da água como também pode perder sua eficiência a longo prazo.

Resposta
Ecologia (poluição ambiental)
Gabarito – C
A elevação da temperatura dos mares favorece a evaporação, e não o aumento de oxigênio dissolvido na água. O dióxido de enxofre não é liberado para a atmosfera por conseqüência do aumento da temperatura dos mares, e sim pela queima de combustíveis.






Questão 46
Resolução da Questão 46 de Biologia
Uma fibra muscular, quando estimulada, mostra, como primeira modificação marcante, um grande e rápido aumento de íons (X) no citoplasma. Esses íons (X) são também necessários para o processo de coagulação do sangue, como se mostra, comparativamente, nas reações abaixo. Analise-as.


Os íons (X), importantes para a efetivação dos dois
processos citados, são íons de:
A) potássio.
B) cálcio.
C) sódio.
D) ferro.
E) manganês.

Resposta
Histologia animal (tecidos muscular e sangüíneo)
Gabarito – B
O cálcio presente nos dois tecidos funciona como catalisador inorgânico, estimulando a miosina, uma proteína de contração, a puxar a actina sobre ela.
No tecido sangüíneo, o cálcio, juntamente à tromboplastina, converte a protrombina em trombina






Questão 49
Resolução da Questão 49 de Biologia
Muitas doenças que incidem ou reincidem em diferentes áreas do território nacional, são causadas por protozoários parasitas do homem, cujos cistos são eliminados com as fezes de pessoas ou de animais parasitados e podem contaminar a água ou os alimentos que o homem sadio ingerirá. Isso sinaliza para um rígido controle higiênico que deve ser adotado pelo poder público e por toda a sociedade. Assinale a alternativa que indica três doenças causadas da forma descrita.
A) Malária, tricomoníase e úlcera de Bauru.
B) Amebíase, giardíase e toxoplasmose.
C) Filariose, malária e tricomoníase.
D) Toxoplasmose, doença do sono e leishmaniose.
E) Amebíase, tricomoníase e doença de Chagas.

Resposta
Programa de saúde
Gabarito – B
Das diversas protozooses citadas, temos:
– malária, úlcera de Bauru (leishmaniose), doença do sono e doença de Chagas são transmitidas por insetos;
– tricomoníase é transmitida por meio do ato sexual ou da água e dos objetos contaminados;
– filariose é uma vitaminose;
– amebíase e giardíase são adquiridas por meio da água e alimentos contaminados por fezes humanas e da toxoplasmose, principalmente por fezes de gatos.







Questão 47
Resolução da Questão 47 de Biologia
Na figura ilustra-se, esquematicamente, um embrião humano, onde estão indicadas quatro estruturas numeradas de 1 a 4. Analise-as e assinale, abaixo, a alternativa que enumera, corretamente, o cório, o âmnio, o saco vitelínico e o alantóide, nessa ordem.


A seqüência correta é:
A) 1, 2, 3 e 4
B) 4, 3, 2 e 1
C) 3, 4, 1 e 2
D) 2, 1, 3 e 4
E) 3, 1, 4 e 2

Resposta
Embriologia
Gabarito – B
O esquema mostra o embrião humano e seus anexos embrinários, dando ênfase ao saco vitelínico e ao alantóide (que estão mal representados na figura). O saco vitelínico tem função nutritiva. O alantóide é responsável pelas trocas gasosas, pelo armazenamento de excretas e pela descalcificação da casca do ovo. O cário é responsável pela proteção do embrião e dos anexos embrionários. O âmnio é responsável pela proteção e hidratação do embrião.
No embrião humano, o alantóide e o saco vitelínico são atrofiados.






Questão 45
Resolução da Questão 45 de Biologia
Os caules subterrâneos e aéreos, ilustrados em 1, 2, 3, 4 e 5, são observados, respectivamente, em plantas
de:


A) morango, banana, gengibre, maracujá e cana-deaçúcar.
B) banana, morango, maracujá, cana-de-açúcar e milho.
C) milho, batata, banana, maracujá e morango.
D) morango, gengibre, batata, banana e milho.
E) maracujá, gengibre, batata, morango e cana-de-açúcar.

Resposta
Botânica
Gabarito – E
A questão mostra os diversos tipos de caules, classificados como:
1. caule aéreo tipo gavinha (ex.: maracujá)
2. caule subterrâneo (ex.:gengibre)
3. caule tuberoso (ex.: batata inglesa)
4. caule rastejante (ex.: morango)
5. caule do tipo colmo (ex.: cana-de-açúcar)






Questão 44
Resolução da Questão 44 de Biologia
Os dados obtidos, a partir da análise dos excretas nitrogenados presentes na urina de três grupos de animais, são mostrados na tabela abaixo. Assinale a alternativa que indica corretamente os animais dos
grupos 1, 2 e 3, respectivamente.


(-indica uma quantidade mínima ou nula da
substância.
+ indica pequena quantidade.
++ indica grande quantidade).
A) Insetos, maioria dos peixes ósseos e tubarões.
B) Mamíferos, algumas aves e anfíbios.
C) Moluscos, pássaros e alguns tubarões.
D) Maioria dos peixes ósseos, mamíferos e aves.
E) Tubarões, maioria dos peixes ósseos e mamíferos.

Respota
Fisiologia comparada (sistema excretor)
Gabarito – D
A questão fala sobre as principais excretas nitrogenadas, entre as quais a amônia é muito tóxica, a uréia é tóxica e o ácido úrico, pouco tóxico. Quanto mais tóxica a substância, mais solúvel em água. A maioria dos animais aquáticos excretam amônia ou uréia (amoniotélicos ou ureotélicos) e os terrestres, uréia ou ácido úrico (ureotélicos ou uricotélicos).







Questão 43
Resolução da Questão 43 de Biologia
Na figura abaixo, ilustra-se o encéfalo do homem. Correlacione as estruturas numeradas de 1 a 4 com uma função descrita a seguir.


1) cérebro.
2) cerebelo.
3) bulbo.
4) medula.
( ) Exerce o controle do equilíbrio corporal, do tônus e do vigor muscular.
( ) Controla a respiração e a digestão, além de determinar alterações nos batimentos cardíacos.
( ) Coordena muitas funções e é sede da inteligência e da memória.
( ) Transporta informações e integra respostas simples a certos tipos de estímulos.
A seqüência correta é:
A) 1, 2, 3 e 4
B) 4, 3, 2 e 1
C) 3, 2, 4 e 1
D) 3, 4, 1 e 2
E) 2, 3, 1 e 4

Resposta

Fisiologia do Sistema Nervoso
Gabarito – E
A questão retrata estruturas do sistema nervoso central e suas respectivas funções. O sistema nervoso cérebro-espinhal, típico dos vertebrados, está constituído pelo encéfalo e medula raquidiana.

Questão 41
Resolução da Questão 41 de Biologia
Para a realização de diferentes funções vitais, uma planta utiliza os alimentos produzidos pela fotossíntese, havendo liberação de energia pela respiração. Considerando esse tema, analise a figura e as proposições dadas. Intensidade da luz Velocidade da reação


1) (A) representa o processo de respiração; independe da luz.
2) Em (B) tem-se as diferentes taxas de fotossíntese que, até certo ponto, aumentam com a intensidade luminosa.
3) (C) representa o ponto de compensação fótica, no qual a taxa de fotossíntese se iguala à taxa da respiração.
4) Na intensidade luminosa mostrada em (C), todo o oxigênio produzido pela fotossíntese é consumido pela respiração.
5) As chamadas plantas de sol (heliófilas) possuem um ponto (C) mais elevado do que as plantas de sombra (umbrófilas).
Está(ão) correta(s):
A) 1, 2, 3 e 4 apenas
B) 1 e 2 apenas
C) 1, 2, 3, 4 e 5
D) 3, 4 e 5 apenas
E) 3 apenas

Resposta
Bioenergia
Gabarito – C
A questão faz referência à relação existente entre a intensidade luminosa e a velocidade de reação, em que A representa a respiração, C representa o ponto de compensação fótica (PC) e B representa o ponto de saturação luminosa.







Questão 42
Resolução da Questão 42 de Biologia
Na Inglaterra, foram produzidas ovelhas com o gene humano responsável pela codificação de uma certa proteína, cuja ausência, no homem, causa deficiência hepática e suscetibilidade ao enfizema pulmonar. Essa proteína, quando obtida a partir do leite produzido por essas ovelhas, tem custo bem inferior à obtida a partir do sangue de pessoas normais, que é o processo usualmente utilizado, mas tem a mesma eficácia terapêutica para o tratamento de pessoas com a referida deficiência. As ovelhas assim produzidas são consideradas organismos:
A) superdominantes.
B) mutantes naturais.
C) transgênicos.
D) clones.
E) translocados.

Resposta
Biologia Molecular
Gabarito – C
Organismo transgênico – é aquele que recebe um gene de um outro organismo e manifesta a característica por ele determinada.






Questão 32
Resolução da Questão 32 de Geografia
Com base nas informações contidas no texto abaixo, identifique no mapa a seguir o país descrito.
“Nos últimos anos, esse país vem freqüentando com assiduidade as listas de países que ‘deram certo’. A magnitude do êxito econômico do país é por certo exagerado pela propaganda liberal, mas não há dúvida de que ele vem trilhando um bom caminho. Com crescimento médio anual de 5%, inflação sob controle
e aumento sustentado do emprego, o país conseguiu reduzir de modo significativo a pobreza. No plano
político a situação também é de estabilidade. Michelle Bachelet, após assumir a presidência, aumentou o
apetite dos habitantes por mudanças que não vieram, após mais de um ano de governo.”
(Adaptado do Editorial do jornal A Folha de São Paulo, edição de 2 de setembro de 2007)
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5


Resposta
Apesar de ter servido como laboratório do neoliberalismo na América do Sul, o Chile apresenta um dos melhores I.D.H. da América Latina. E nessa expectativa da nova onda de esquerda na América Latina, a população esperava mais do Governo Bachelet. Essas mudanças não estão ocorrendo e os protestos ganham as ruas das principais cidades do país.
Resposta D






Questão 31
Resolução da Questão 31 de Geografia
O bioma da fotografia abaixo é característico de uma importante área do Nordeste brasileiro que possui condições climáticas e edáficas particulares no interior do País. Esse bioma, no que concerne às condições climáticas, surge dominantemente nos ambientes que apresentam, segundo a classificação de Köppen, o clima:

A) As
B) Cfa
C) Am
D) Aw
E) BSh

Resposta
No Brasil, os climas “A”, pela classificação de Köppen, estão na Amazônia e no litoral tropical. Os iniciados com “C” são os mesotérmicos e estão no Centro Sul. Os climas classificados inicialmente com a letra “B” são os secos, que no Brasil só ocorrem no Sertão Nordestino.
Resposta E






Questão 30
Resolução da Questão 30 de Geografia
. “O mundo enfrenta o perigo de superaquecer-se em conseqüência do excesso de gases estufa na atmosfera. Esse crescente aquecimento de estufa é, em grande medida, provocado pelo aprisionamento da radiação solar que entra na atmosfera”. (ERICKSON, Jon. Nosso planeta está morrendo. Ed. Makron Books, 1992).
Sobre esse tema preocupante, é incorreto afirmar que:
A) no passado geológico, as mudanças climáticas aconteceram, também, sobretudo no período Quaternário; nesse período, houve fases prolongadas de aquecimento e de resfriamento global.
B) grande parte das variações sazonais de concentração de CO2 atmosférico pode correlacionar-se com um rápido aumento da fotossíntese, sobretudo no verão.
C) as conseqüências de um constante aumento de CO2 atmosférico serão devastadoras se outros efeitos moderadores não entrarem em cena.
D) a destruição de florestas tropicais (florestas latifoliadas) contribui para o aquecimento global, pois este fato acarreta uma diminuição do albedo superficial e um aumento da nebulosidade.
E) o crescente aumento do nível médio dos oceanos e mares, em nível planetário, é um dos indicadores hidrogeográficos do aquecimento global a que se refere o texto.

Resposta
A derrubada das florestas contribui para o agravamento do aquecimento global, pois essas servem de “filtro” para reduzir a poluição e os desmatamentos, que geralmente são seguidos de queimadas, o que só agrava a retenção de calor. Com menos vegetação, teremos uma menor evapotranspiração e, conseqüentemente, menos nebulosidade.
Resposta D






Questão 29
Resoluçaão da Questão 29 de Geografia
“Esse é um mar quase fechado, que banha o litoral meridional da Europa, o ocidental da Ásia e a faixa costeira norte da África do Norte. Apresentando grandes profundidades, é quase totalmente rodeado por áreas de montanhas de formação geológica recente, como os Pirineus, os Apeninos e a Cadeia do Atlas. A existência de inúmeras penínsulas torna a costa banhada por esse mar bastante recortada, fato aproveitado para a instalação de portos muito movimentados.” (Adaptado de OLIC, Nelson Bacic. Conflitos do Mundo. Ed. Moderna).
Assinale o mar analisado no texto.
A) Mar Jônico
B) Mar de Aral
C) Mar Adriático
D) Mar Mediterrâneo
E) Mar Negro

Resposta
O Mar Mediterrâneo localiza-se entre a Europa e a África. Comunica-se com o Atlântico pelo estreito de Gibraltar; com o Mar Negro pelo Estreito de Bósforo e com o Mar Vermelho através do canal de Suez. É muito importante na geopolítica do Sul da Europa, do Norte da África, da Rússia e da Turquia. Classifica-se como mar interior ou mediterrâneo.
Resposta D






Questão 27
Resolução da Questão 27 de Geografia
Examine o mapa a seguir, onde estão delimitadas três grandes áreas do Brasil. Sobre essas áreas, é correto afirmar que:
1) a área 1 notabiliza-se pelas fortes estiagens que se verificam no verão, provocando, inclusive, diminuição do volume de água dos rios.
2) a área 2, em face das influências da latitude e secundariamente da altitude, se destaca pelo predomínio de um clima temperado continental, com eventuais episódios de precipitação nival.
3) a área 3, em decorrência da interferência dos mecanismos complexos da circulação atmosférica, presenta, ao longo do ano, um déficit hídrico.
4) na área 2, as condições climáticas, sobretudo nos compartimentos de relevo de natureza serrana,
tornaram-se um atrativo para as atividades turísticas, particularmente no inverno austral.
Está(ão) correta(s) apenas:
A) 1
B) 4
C) 2 e 4
D) 1 e 3
E) 3 e 4


Resposta
As regiões citadas no mapa do Brasil: 1. Amazônia Ocidental (uma das mais úmidas, sem estação seca.), 2. Região Sul (clima subtropical, quatro estações bem definidas e de amplitude térmica anual alta) e a 3. Sertão Nordestino (déficit hídrico em que a evaporação supera a precipitação).
Resposta E






Questão 28
Resoluçaão da Questão 28 de Geografia
O Canadá teve forjadas a Geografia e a História, basicamente, ao longo dos 570 km do vale do rio São Lourenço, onde se situam algumas das mais importantes cidades daquele país, como Quebec, Ottawa, Toronto e Montreal. Com relação a esse país da América do Norte, é correto afirmar que seu principal problema geopolítico:
A) são os conflitos étnicos verificados na parte meridional do país.
B) são os conflitos de migrantes canadenses com autoridades de fronteira dos Estados Unidos, ao sul.
C) são as tentativas de separatismo, por parte de uma das mais importantes regiões, a província de Quebec.
D) é a diferença de idiomas e de etnias existentes no país.
E) é a ocorrência de grandes depósitos de ferro e carvão mineral, que despertaram a cobiça de grandes multinacionais dos Estados Unidos e da Europa.

Resposta
O Canadá foi primeiro colonizado por franceses, porém posteriormente, com a derrota da França pela Inglaterra nas Guerras da Europa, os ingleses e os estadunidenses passaram a migrar para o Canadá e assim o país tornou-se bilíngüe.
A moeda dos negócios é o dólar americano. Os mais ricos são os descendentes de ingleses, o que gera uma tensão entre os descendentes de franceses, que alimentam o separatismo na província de Quebec, onde são maioria e já realizaram até um plebiscito, no qual foram derrotados, contudo continuam tentando a separação.

Resposta C






Questão 25
Resolução da Questão 25 de Geografia
A Região de Carajás é uma das províncias minerais mais importantes do Brasil. Nela, são encontradas expressivas jazidas de ferro, manganês, cobre e bauxita, que têm uma participação destacada na pauta de exportações do país. A bauxita é utilizada sobretudo para a produção de:
A) material de construção utilizado em viadutos e pontes.
B) estanho metálico.
C) filamento para lâmpadas.
D) material para computadores.
E) alumínio.

Resposta
Por deter uma área rica em minérios, o Brasil apresenta grandes zonas extratoras (Vale do Itajaí-SC e Quadrilátero Ferrífero-MG), mas a extração da bauxita utilizada na produção do alumínio tem, em Carajás, um imenso destaque (na região amazônica), atendendo vários mercados externos como o russo e o chinês.
Resposta E






Questão 26
Resolução da Questão 26 de Geografia
. O Brasil, com seus mais de 180 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa do planeta. Sobre
esse assunto, assinale a afirmativa que não corresponde à realidade.
A) Apesar de o deslocamento da população do Nordeste para o Sudeste continuar ocorrendo, as correntes migratórias internas no país estão sofrendo uma diversificação.
B) O crescimento demográfico brasileiro vem acompanhando uma certa tendência mundial, ou seja, apresentando uma aceleração em face da taxa de fecundidade que se encontra crescente.
C) O aparecimento de novos pólos de atração vem incentivando o movimento de migrantes no interior dos estados ou das macrorregiões.
D) A urbanização do Brasil consolidou-se na década de 1970, época em que a população residente nas idades excede o número de moradores das áreas rurais.
E) A mortalidade infantil, no Brasil, varia bastante de uma região para outra; esse problema associa-se à qualidade de vida nas localidades e, também,
ao grau de instrução dos pais.

Resposta
A tendência brasileira e mundial, nas últimas décadas, é de redução do ritmo de crescimento populacional, pois a urbanização e a entrada da mulher no mercado de trabalho foram responsáveis pela redução da taxa de fecundidade, de 6,2 filhos por casal (década de 60) para 2,1 filhos por casal (primeira década do século XXI), mudando a estrutura etária de um país de jovens para um país de adultos.
Resposta B






Questão 24
Resolução da Questão 24 de Geografia
Existem formações vegetais nas áreas tropicais, que são adaptadas aos ambientes que apresentam
condições climáticas de muita umidade e alta pluviosidade. No Brasil, há inúmeros exemplos de tais formações, que são genericamente denominadas de:
A) xerófilas.
B) ombrófilas.
C) hiperxerófilas.
D) epífitas.
E) aciculifoliadas.

Resposta
O uso do termo ombrófilas (caracterizam-se por alta umidade e pluviosidade) refere-se a vegetais com instalação em ambientes tropicais. No caso brasileiro, podemos citar a região da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, com densidades florestais e sombreadas.
Resposta A






Questão 23
Resolução da Questão 23 de Geografia
23. “É um tipo de sistema agrícola primitivo, adotado historicamente nos ecossistemas de floresta tropical, em que o ser humano derruba trecho da floresta, queimando-o como preparo da terra para o cultivo de subsistência, obtendo durante poucos anos (4 a 6) alimento e, posteriormente, abandonando essa área
que se tornou improdutiva. Passa então a ocupar novo trecho de floresta e assim por diante. A área inicial
abandonada, onde se estabeleceu vegetação secundária, após cerca de 20 anos, poderá ser novamente utilizada para o cultivo.”
Essa é a definição do:
A) Sistema de “Plantation”.
B) Sistema Intensivo.
C) Sistema de Agricultura de Vazante.
D) Sistema de Agricultura Itinerante.
E) Sistema de Rotação de Culturas.

Resposta
O sistema itinerante da agricultura caracteriza-se pela ação primitiva de contato com a terra (derrubando florestas, queimando e instalando-se) com a finalidade de subsistência (familiar), sem formar excedentes e degradação contínua do solo.
Resposta D






Saiu o gabarito da Covest 1 Fase 2008
Confira o seu agora.
Saiu o gabarito da covest da primeira fase do vestibular 2008, e o motivo traz em primeira mão o simulador online para você saber o seu resultado. Clique aqui para conferir.






Motivo Faz
Tudo sobre vestibular em um só lugar.
Entra no ar o novo portal sobre vestibular, o Motivo Faz. Agora, os feras terão tudo sobre vestibular em um só lugar: provas resolvidas, provas de anos anteriores, dicas, orientações, concorrências e médias dos cursos, calendários das provas e muito mais.

O Colégio Motivo está sempre um passo à frente, oferecendo toda assistência possível para seus alunos também no meio digital.

Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Feras, esse é o seu portal! Esse é o Motivo Faz!

Subscreva-se agora Feed Icon