BlogBlogs.Com.Br Mundo que lê...: "o nosso país do futuro"

o mundo é de quem lê...
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
........SONIA LOPES - Compare preço Buscapé - AMABIS/MARTHO.........

"o nosso país do futuro"

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

“O nosso país do futuro”

É incrível a imensa corrupção presente no Brasil, a mesma já se tornou algo comum do nosso cotidiano. Não se vê, nos dias de hoje, manifestações e protestos relevantes capazes de combater essa imensa “teia” de corruptos que consomem a maior parte dos impostos públicos. Impostos que deveriam ser investidos em setores importantes para o desenvolvimento do país como, por exemplo, a educação, setor que julgo eu um dos mais importantes para esse desenvolvimento.

Ao se analisar o projeto de transposição (publicado em uma postagem anterior), é possível observar-se claramente a presença de corrupção. Das três empreiteiras que estavam concorrendo para a execução do projeto venceu a Odebrecht, no entanto vale ressaltar que das três empreiteiras, a Odebrecht foi a que apresentou o maior custo para a realização da obra de transposição equivalente a 275 milhões de reais, 36 milhões mais caro que a empreiteira com menor custo.

O projeto de transposição torna-se inviável devido ao grande custo para a implementação e manutenção, vale ressaltar que a energia consumida para levar a água a 160 metros de altura, onde será liberada nos rios a serem perenizados, será muito alta, além de que acarretará uma diminuição na vazão do próprio rio São Francisco diminuindo consideravelmente a capacidade de produção de energia de muitas usinas, inclusive a de Sobradinho.

Deve-se levar em consideração que o rio são Francisco atravessa estados muito secos com baixos índices pluviométricos. Não se pode retirar água de um rio que em algumas épocas do ano diminui consideravelmente a sua vazão, isso pode torna-lo temporário prejudicando assim uma imensa quantidade de pessoas que já desfrutam desse rio além de um desastre ecológico muito grande. É válido lembrar que existe uma grande produção de frutas no vale do são Francisco, e que essa produção depende totalmente desse rio, já que toda a irrigação é feita por meio da água do mesmo. Se esse rio vier a se tornar temporário, grande parcela desses agricultores e muitos trabalhadores ficarão desempregados alem de uma diminuição de frutas no mercado

Como se pode observar, serão enormes os prejuízos para todos, caso a transposição se concretize, todo esse investimento na transposição poderia ser usado para investir em outro setor do Nordeste, já que é do nosso conhecimento que a falta de água não é o único problema dessa região.



0 comentários:

Subscreva-se agora Feed Icon