BlogBlogs.Com.Br Mundo que lê...: O coração

o mundo é de quem lê...
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
........SONIA LOPES - Compare preço Buscapé - AMABIS/MARTHO.........

O coração

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CORAÇÃO

A maior parte das pessoas associa, corretamente, o gradual entupimento das artérias a episódios de enfarte. Mas a verdade é que o fornecimento de sangue para todo o corpo se ressente. Rugas, impotência, perda de capacidade mental e problemas no fígado, por exemplo, são outros possíveis efeitos negativos.

Para manter o sangue fluindo bem, sua relação com a comida precisa mudar, pois ela será uma das suas ferramentas principais. Comer nozes uma vez ao dia ajuda a combater os agentes oxidantes que atacam as paredes arteriais. Três porções semanais de peixe, especialmente dourado, linguado, tilápia e salmão, que são ricos em ômega-3 ajudam a reduzir os níveis de triglicérides no sangue e diminuem a pressão arterial.

Outro recurso é a prática de três sessões semanais de atividade física, cada uma com 20 minutos de duração. O exercício deve levar o número de batimentos cardíacos por minuto para a chamada “zona ajustada”. O cálculo é (220- sua idade). Uma pessoa de 35 anos, por exemplo, deve registrar uma freqüência cardíaca de 185 batimentos/minuto. “Esses números servem mais como sinalizadores”, opina Daniel Magnoni, cardiologista do hospital do coração em São Paulo. “Para saber com mais precisão o grau de intensidade que será mais benéfico, a pessoa deve se submeter a um exame cardiovascular associado ao pulmonar”, diz.

Conhecer alguns números é outra dica importante. Um deles é a pressão arterial. Roizen e Mehmet, autores de “Você: Manual do Proprietário” orientam o leitor a medir a pressão ao acordar e ao longo do dia e a procurar se ela estiver constantemente acima de 12 x 8, pois a pressão alta literalmente fará furos nas suas artérias. Mas a pressão é facilmente tratável com exercícios físicos e alimentação. Meça também sua cintura: se estiver acima de 100 cm para os homens e 88 cm para as mulheres, saiba que o seu risco cardíaco é maior

Também é importante saber os níveis de colesterol HDL (o chamado “bom colesterol”) e o LDL na ponta da língua. Embora a Tendência a ter taxas maiores de um ou de outro estejam também ligadas a fatores genéticos, você também pode fazer a sua parte. Consumir azeite de oliva extravirgem, por exemplo, ajuda a elevar os níveis de colesterol HDL. Outro recurso é consumir um copo de vinho por dia. “Isso é indicado para quem já consome álcool. Quem não o faz, não precisa recorre a ele para obter esses benefícios”, diz Magnoni.

Se você se acostumou a viver moderadamente deprimido, eis um bom motivo para mudar: pessoas deprimidas tem quatro vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco. A boa notícia é que, após apenas três meses de tratamento com ou sem medicação, os sintomas caem em 90%. Sentimentos negativos e hostis são uma porta aberta para pressão alta, e o estresse é um dos fatores que mais destroem a saúde cardiovascular. O remédio? Aprender técnicas de relaxamento, meditação e cultivar amizades afetuosas.

Por fim, Roizen e Mehmet entraram numa seara polêmica ao recomendar a ingestão de suplementos vitamínicos com cálcio, magnésio e as vitaminas C e E para incrementar a saúde do coração। “Não há evidência clínica que comprove os eventuais benefícios de uma suplementação vitamínica de rotina”, diz Magnoni। “O essencial é uma dieta saudável. E, para quem já faz isso, os suplementos não acrescentam nada. Só os recomendamos para idosos”, diz Maluf. Roizen, porém, tem seus argumentos. “Se as pessoas tivessem uma dieta balanceada, não precisariam dos suplementos. Mas analisamos as dietas de 16 milhões de pessoas em nosso site e menos de 1% comia direito. Tomar essas pílulas assegura que o organismo receba a quantidade correta de minerais e vitaminas”, diz.


Obs: Veja tabém as outras postagens relacionadas à saúde do corpo em "Anticorpos - defesas do organismo" e "Garanta o bom funcionamento do cérebro"


Receba nosso blog por email assinando o nosso feed no topo da página. Basta digitar o email no campo necessário e obrigado pela visita!


Deixe o seu comentário!

1 comentários:

Katia Flavia disse...

ola gostei do blog afim de parceria? entre em contato

Subscreva-se agora Feed Icon