BlogBlogs.Com.Br Mundo que lê...: Abril 2009

o mundo é de quem lê...
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
........SONIA LOPES - Compare preço Buscapé - AMABIS/MARTHO.........

O coração

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CORAÇÃO

A maior parte das pessoas associa, corretamente, o gradual entupimento das artérias a episódios de enfarte. Mas a verdade é que o fornecimento de sangue para todo o corpo se ressente. Rugas, impotência, perda de capacidade mental e problemas no fígado, por exemplo, são outros possíveis efeitos negativos.

Para manter o sangue fluindo bem, sua relação com a comida precisa mudar, pois ela será uma das suas ferramentas principais. Comer nozes uma vez ao dia ajuda a combater os agentes oxidantes que atacam as paredes arteriais. Três porções semanais de peixe, especialmente dourado, linguado, tilápia e salmão, que são ricos em ômega-3 ajudam a reduzir os níveis de triglicérides no sangue e diminuem a pressão arterial.

Outro recurso é a prática de três sessões semanais de atividade física, cada uma com 20 minutos de duração. O exercício deve levar o número de batimentos cardíacos por minuto para a chamada “zona ajustada”. O cálculo é (220- sua idade). Uma pessoa de 35 anos, por exemplo, deve registrar uma freqüência cardíaca de 185 batimentos/minuto. “Esses números servem mais como sinalizadores”, opina Daniel Magnoni, cardiologista do hospital do coração em São Paulo. “Para saber com mais precisão o grau de intensidade que será mais benéfico, a pessoa deve se submeter a um exame cardiovascular associado ao pulmonar”, diz.

Conhecer alguns números é outra dica importante. Um deles é a pressão arterial. Roizen e Mehmet, autores de “Você: Manual do Proprietário” orientam o leitor a medir a pressão ao acordar e ao longo do dia e a procurar se ela estiver constantemente acima de 12 x 8, pois a pressão alta literalmente fará furos nas suas artérias. Mas a pressão é facilmente tratável com exercícios físicos e alimentação. Meça também sua cintura: se estiver acima de 100 cm para os homens e 88 cm para as mulheres, saiba que o seu risco cardíaco é maior

Também é importante saber os níveis de colesterol HDL (o chamado “bom colesterol”) e o LDL na ponta da língua. Embora a Tendência a ter taxas maiores de um ou de outro estejam também ligadas a fatores genéticos, você também pode fazer a sua parte. Consumir azeite de oliva extravirgem, por exemplo, ajuda a elevar os níveis de colesterol HDL. Outro recurso é consumir um copo de vinho por dia. “Isso é indicado para quem já consome álcool. Quem não o faz, não precisa recorre a ele para obter esses benefícios”, diz Magnoni.

Se você se acostumou a viver moderadamente deprimido, eis um bom motivo para mudar: pessoas deprimidas tem quatro vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco. A boa notícia é que, após apenas três meses de tratamento com ou sem medicação, os sintomas caem em 90%. Sentimentos negativos e hostis são uma porta aberta para pressão alta, e o estresse é um dos fatores que mais destroem a saúde cardiovascular. O remédio? Aprender técnicas de relaxamento, meditação e cultivar amizades afetuosas.

Por fim, Roizen e Mehmet entraram numa seara polêmica ao recomendar a ingestão de suplementos vitamínicos com cálcio, magnésio e as vitaminas C e E para incrementar a saúde do coração। “Não há evidência clínica que comprove os eventuais benefícios de uma suplementação vitamínica de rotina”, diz Magnoni। “O essencial é uma dieta saudável. E, para quem já faz isso, os suplementos não acrescentam nada. Só os recomendamos para idosos”, diz Maluf. Roizen, porém, tem seus argumentos. “Se as pessoas tivessem uma dieta balanceada, não precisariam dos suplementos. Mas analisamos as dietas de 16 milhões de pessoas em nosso site e menos de 1% comia direito. Tomar essas pílulas assegura que o organismo receba a quantidade correta de minerais e vitaminas”, diz.


Obs: Veja tabém as outras postagens relacionadas à saúde do corpo em "Anticorpos - defesas do organismo" e "Garanta o bom funcionamento do cérebro"


Receba nosso blog por email assinando o nosso feed no topo da página. Basta digitar o email no campo necessário e obrigado pela visita!


Deixe o seu comentário!

Anticorpos - Defesas do organismo

segunda-feira, 6 de abril de 2009


Otimize o seu sistema imunológico!

ANTICORPOS

Você nem percebe, mas seu sistema imunológico é solicitado diariamente. Por isso faça o possível para dar a ele algum descanso, evitando ao máximo o contato com bactérias e vírus. E a primeira dica é: não se limite a lavar as mãos apenas antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Também não beba água da torneira por mais que esteja certo de que vem “direto da fonte”, pois ela pode absorver sujeira dos encanamentos. E lembre-se: quando um médico lhe receitar antibióticos, tome-os pelo tempo que ele prescreveu. Ao interromper antes do prazo, você possibilita que as bactérias mais resistentes permaneçam em seu organismo e se multipliquem dando origem a uma forma mais resistente da infecção. Lembre-se que mesmo que os sintomas tenham desaparecido, se o antibiótico não for tomado durante todo o prazo determinado, você dá brecha para que os invasores escapem da aniquilação.

No campo da alimentação, Michael Roizen e Mehmet Oz, autores de “Você: Manual do Proprietário, sugerem que você se torne consumidor de iogurte não pasteurizado e de alho. “os lactobacilos do iogurte são aliados importantes na prevenção de asma, rinite e eczema ou dermatite” (uma inflamação na pele que causa vermelhidão e muitas vezes liberação de prurido.), diz José Marcos Cunha, professor da faculdade de medicina da UFRJ. O olho essencial de alho também é uma boa pedida, pois ele inibe o crescimento de bactérias como a salmonela que se aloja no intestino delgado causando diarréia, náuseas, vômitos e febre. Também vale a pena começar a consumir sementes de abóbora. Elas contêm ácidos graxos, fibras e zinco que é reconhecidamente benéfico para as nossas defesas naturais. Por fim, os alimentos que contêm flavonóides, importantes anti-oxidantes, podem melhorar sua resposta imunológica. Entre eles estão a aveia, a cebola, o morango, o brócolis e o tomate.

Já a sugestão de ingerir diariamente 500 mg de vitamina C, seja a partir de suplementos ou de frutas, é mais controversa. “O debate sobre o uso de vitamina C para prevenir infecções há anos gera polêmicas”, diz Cunha. Ele afirma que os estudos mais recentes sugerem que a substância não necessáriamente previne infecções, mas pode diminuir a duração de um resfriado. “Tendo em vista o custo dos suplementos de vitamina C, pode ser melhor obter a dose necessária por meio da alimentação”, sugere.

Outro inimigo é a depressão, que afeta a capacidade de luta das células T, principais efectores da imunidade celular. “Além de combater vírus e outros microorganismos (linfócitos T auxiliares), elas atuam na defesa contra tumores (linfócitos T citotóxicos).”, conta cunha. Ele diz que a depressão tem sido associada ao surgimento de câncer de mama. Para combater “o mal da alma”, a dica dos autores é participar de grupos, sejam eles religiosos, sociais, ou de trabalho.

OBS: FUTURAMENTE ESTAREI POSTANDO UM ARTIGO SOBRE OS BENEFÍCIOS QUE A FÉ TRAZ À SAÚDE

Veja também o artigo relacionado ao bom funcionamento do cérebro no menu “Medicina”

Obrigado pela visita, deixe o seu comentário e volte sempre!


fonte: galileu e wikipédia


Garanta o bom funcionamento do cérebro por mais tempo!

domingo, 5 de abril de 2009


VOCÊ SABE SE CUIDAR?

O cérebro é mais comumente associado ao funcionamento de nossa mente, embora na verdade controle tudo o que o corpo faz. Michael Roizen e Mehmet Oz, autores do livro “Você: Manual do Proprietário”, o compararam a um computador, tanto por sua capacidade de processar informações quanto pelo aumento do número de “paus” que essas máquinas apresentam à medida que vão ficando mais velhas. Realmente o envelhecimento pode estar associado ao decréscimo das capacidades mentais. O objetivo das dicas dos autores, nesse caso, é ajudar o leitor a manter suas atuais capacidades de memória e de raciocínio ou pelo menos retardar ao máximo a perda de tais capacidades.

A primeira dica é zelar pela circulação de sangue no cérebro. A conseqüência dos derrames tradicionais (na verdade há vários tipos), em que um vaso sanguíneo sofre obstrução ou se rompe, é a morte das células cerebrais. Os fatores de risco nesse caso são os mesmos para as demais doenças arteriais: pressão alta, diabetes, ingestão de gorduras não saudáveis, sedentarismo, tabagismo e obesidade.

A melhor prevenção? Recorrer aos elementos que beneficiam as artérias, como os exercícios e a alimentação adequada. “Uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares mantém a saúde do sistema cardio-circulatório e, por conseqüência, uma boa irrigação do sistema nervoso”, diz Roberto Morgulis, neurologista do Hospital Albert Einstein. A lista de alimentos indicados contém nozes, peixe, soja, vinho, suco de uva e azeite de oliva ( e, de quebra, 30g de chocolate por dia para elevar a liberação de dopamina que tem como função estimular a atividade do sistema nervoso central.)

O estresse também é um fator extremamente negativo para a saúde cerebral. Os autores porém fazem uma distinção: para eles, os verdadeiros vilões são os problemas que não resolvemos e se arrastam por muito tempo – por exemplo, uma cadeira quebrada, que nunca consertamos, e que cotidianamente desperta sentimentos de irritação. Situações assim seriam os piores inimigos da sua saúde cerebral. “outras situações estressantes, como lidar com dificuldades financeiras ou a morte de alguém querido, desgastam você. Mas os estressores permanentes são os verdadeiros assassinos”, escrevem. Para remediar o estresse, a dica é praticar exercícios físicos, meditação, convívio familiar (que não seja estressante, é claro) e dar risadas. É de suma importância, inclusive, para o aluno que está nas vésperas do vestibular.

A neuro cientista e pesquisadora da UFRJ Suzana Herculano, porém, discorda da avaliação de Roizen e Oz. “O que realmente causa desgaste são eventos mais graves: morte, violência, falata de dinheiro, solidão. Não as pequenas coisas do cotidiano”, diz.. Suzana concorda apenas com a indicação de exercícios físicos. “Eles realmente ajudam o corpo a equilibrar o estresse.”

Os autores recomendam, além disso, a escolha de tarefas que representem algum desfio. Quem é fã de palavras cruzadas, por exemplo, deve dar preferência às variedades mais difíceis. Morgulis acrescenta também a leitura e a montagem de quebra-cabeças. “É importante manter intensa atividade intelectual. Mas não há estudos comprovando a relação direta entre um tipo de atividade específica e seus benefícios a longo prazo.” Já Suzana diz que o cérebro se beneficia de qualquer atividade física que faça você suar.


Fonte: revista Galileu e wikipédia

TESTE VOCACIONAL

sábado, 4 de abril de 2009

PARE, PENSE, FAÇA O TESTE E DESCUBRA-SE!

Ao responder ao questionário a seguir, você vai identificar suas principais áreas de interesse e conhecer algumas profissões que combinam com o seu perfil.

De cada uma das letras a seguir, divididas em quatro grupos, assinale as alternativas que mais tem a ver com o seu jeito de ser - no mínimo uma e no máximo três entre as oito de cada bloco. No fim de cada bateria de perguntas, você vai contar o número de respostas atribuídas a cada letra. A soma dos resultados parciais mostrará a letra que obteve maior pontuação. Ela indicará sua área de interesse e algumas sugestões de profissões que exigem o diploma de bacharelado. Mas lembre-se de que testes desse tipo não têm validade científica - eles são apenas um instrumento de autoconhecimento para ajuda-lo a refletir sobre sua escolha profissional. Boa sorte!

1 - Quais destas atividades você faz ou gostaria de fazer em seu tempo livre?


A- assistir a filmes sobre advogados
B- Visitar exposições de arte
C- assistir a programas de televisão
D- entender como funciona o corpo humano
E- desmontar aparelhos domésticos
F-acompanhar a cotação do dolar
G- ouvir os problemas de seus amigos
H- conhecer melhor o laboratório da escola

LETRA(S):

A- consultar atlas e mapas-múndi na biblioteca
B- montar páginas para a internet
C- divulgar o jornal da escola
D- saber sobre os novos tratamentos de AIDS
E- ler sobre informática
F- liderar grupos no colégio ou no esporte
G- Ajudar pessoas idosas
H- visitar institutos de pesquisa de universidades

LETRA(S):

A- Atuar no combate à injustiça conra as minorias
B- analisar filmes de cinema
C- organizar festas na casa de amigos
D- Ver um documentário sobre a origem da vida
E- Descobrir como funciona um computador
F- arrecadar dinheiro da turma para um projeto
G- Dar assistência a uma comunidade carente
H- participar de uma olimpíada de matemática

LETRA(S):

A- conciliar brigas na escola
B- desenhar
C- assistir à gravação de um programa de televisão
D- Praticar exercícios e cuidar do corpo
E- conhecer melhor os programas de computador
F- Ler o caderno de economia dos jornais
G- fazer um trabalho assistencial em uma favela
H- Entender como é feita a previsão do tempo

LETRA(S):

A- ter interesse em jogos de guerra e estratégia
B- Ir a uma apresentação de dança
C- assistir aos comerciais de televisão
D- cuidar da saúde de seu animal de estimação
E- ler revistas sobre informática e novas tecnologias
F- Fazer parte da comissão de formatura da escola
G- atuar no grêmio do colégio
H- dedicar-se mais aos trabalhos de física e química

LERTA(S):

A- Entender mais sobre a ALCA e o MERCOSUL
B- acompanhar o que acontece no mundo das artes
C- Ler jornais e observar o estilo dos articulistas
D- Ajudar na preservação do meio ambiente
E- passar horas mexendo no som do carro
F- Ajudar os pais a calcular o orçamento da casa
G- Trabalhar como voluntário em uma instituição
H- observar as estrelas com luneta ou telescópio

LETRA(S):

Some o numero de respostas atribuídas a cada uma das letras!
A: B: C: D: E: F: G: H:

2 - Quais os materiais ou situações que mais despertam seu interesse?

A- Livros da área de Direito ou Ciências Sociais
B- Roteiros de cinema
C- Câmera de televisão
D- Animais e pessoas doentes
E- Instrumentos de medida e precisão
F- Planilha de gastos de uma empresa
G- Pessoas carentes
H- Rochas e pedras para estudo

LETRA(S):

A- Código Penal
B- Pincéis
C- Computação gráfica
D- Estetoscópio e bisturi
E- Aviões e seu funcionamento
F- Regras do comércio internacional
G- Pessoas com dificuldades emocionais
H- Microscópio

LETRA(S):

A- Documentos históricos
B- O movimento do corpo humano
C- Microfones e auto-falantes
D- Flora e fauna brasileiras
E- Computador
F- Quadro de funcionamento e planos de carreira
G- Livro sobre como ajudar as pessoas
H- Tabela periódica dos elementos químicos

LETRA(S):

Some o numero de respostas atribuídas a cada uma das letras!
A: B: C: D: E: F: G: H:

3 - Quais os ambientes de trabalho que mais lhe agradam?

A- Uma ONG
B- Um ateliê
C- Uma agência publicitária
D- Um laboratório clínico
E- Um local de equipamentos eletrônicos
F- Um hotel
G- Um hospital
H- Um observatório astronomico

LETRA(S):

A- Um júri ou tribunal
B- Um estúdio onde se faça um trabalho criativo
C- Uma redação de jornal
D- Uma instituição de pesquisa na área de saúde
E- Uma indústria automobilística
F- Uma grande empresa
G- Uma comunidade carente
H- Um laboratório de química

LETRA(S):

A- Uma biblioteca
B- Um palco de teatro
C- Uma rádio ou televisão
D- Um cosultório médico ou odontológico
E- Um canteiro de obras
F- Um escritório multinacional
G- Uma escola
H- Uma sala com microscópios e computadores

LETRA(S):

Some o numero de respostas atribuídas a cada uma das letras!
A: B: C: D: E: F: G: H:

4 - Quais as profissões que mais lhe atraem?

A- CIÊNCIAS SOCIAIS
B- ARQUITETURA E URBANISMO
C- PRODUÇÃO EDITORIAL
D- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
E- ENGENHARIA MECANICA
F- ADMINISTRAÇÃO
G- TERAPIA OCUPACIONAL
H- ASTRONOMIA

LETRA(S):

A- DIREITO
B- CINEMA E VÍDEO
C- TRADUÇAO E INTERPRETAÇÃO
D- MEDICINA
E- ENGENHARIA DE ALIMENTOS
F- CIÊNCIAS ECONÔMICAS
G- PSICOLOGIA
H- MATEMÁTICA

LETRA(S):

A- FILOSOFIA
B- ARTES PLÁSTICAS
C- RELAÇÕES PÚBLICAS
D- EDUCAÇÃO FÍSICA
E- TELECOMUNICAÇÕES
F- CIÊNCIAS CONTÁBEIS
G- PEDAGOGIA
H- QUÍMICA

LETRA(S):

A- TURISMO
B- DANÇA
C- RÁDIO E TV
D- FARMÁCIA E BIOQUÍMICA
E- ENGENHARIA CIVIL
F- HOTELARIA
G- FONOAUDIOLOGIA
H- GEOLOGIA

LETRA(S):

A- LETRAS
B- DECORAÇÃO
C- JORNALISMO
D- MEDICINA VETERINÁRIA
E- SISTEMA DE INFORMAÇÃO
F- CIENCIAS ATURIAIS
G- ENFERMAGEM
H- FÍSICA

LETRA(S):

A- GEOGRAFIA
B- FOTOGRAFIA
C- PUBLICIDADE
D- ENGENHARIA AMBIENTAL
E- CIêNCIAS DA COMPUTAÇÃO
F- RELAÇÕES INTERNACIONAIS
G- FISIOTERAPIA
H- ESTATÍSTICA

LETRA(S):

Some o numero de respostas atribuídas a cada uma das letras!
A: B: C: D: E: F: G: H:

Some abaixo a quantidade de letras correspondente a cada cor e depois some o total de pontos de cada letra!

...............................! A...B...C...D...E...F...G...H
COR VERMELHA ...!________________________
COR AZUL .............!________________________
COR ROXA ............!________________________
COR VERDE ..........!________________________
TOTAL ..................!________________________

CONFIRA O SEU RESULTADO!!
LETRA A: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LETRA B: ARTES
LETRA C: COMUNICAÇÃO
LETRA D: CIÊNCIAS DA VIDA
LETRA E: ENGENHARIA E TECNOLOGIA
LETRA F: NEGÓCIOS
LETRA G: PROFISSÕES DE AJUDA
LETRA H: CIENCIAS EXATAS

Deixe o seu comentário a respeito do teste e do site com sugestões e críticas para nos ajudar a melhorar o conteúdo do mesmo!

Obrigado pela visita!

Subscreva-se agora Feed Icon