BlogBlogs.Com.Br Mundo que lê...: Anticorpos - Defesas do organismo

o mundo é de quem lê...
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
........SONIA LOPES - Compare preço Buscapé - AMABIS/MARTHO.........

Anticorpos - Defesas do organismo

segunda-feira, 6 de abril de 2009


Otimize o seu sistema imunológico!

ANTICORPOS

Você nem percebe, mas seu sistema imunológico é solicitado diariamente. Por isso faça o possível para dar a ele algum descanso, evitando ao máximo o contato com bactérias e vírus. E a primeira dica é: não se limite a lavar as mãos apenas antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Também não beba água da torneira por mais que esteja certo de que vem “direto da fonte”, pois ela pode absorver sujeira dos encanamentos. E lembre-se: quando um médico lhe receitar antibióticos, tome-os pelo tempo que ele prescreveu. Ao interromper antes do prazo, você possibilita que as bactérias mais resistentes permaneçam em seu organismo e se multipliquem dando origem a uma forma mais resistente da infecção. Lembre-se que mesmo que os sintomas tenham desaparecido, se o antibiótico não for tomado durante todo o prazo determinado, você dá brecha para que os invasores escapem da aniquilação.

No campo da alimentação, Michael Roizen e Mehmet Oz, autores de “Você: Manual do Proprietário, sugerem que você se torne consumidor de iogurte não pasteurizado e de alho. “os lactobacilos do iogurte são aliados importantes na prevenção de asma, rinite e eczema ou dermatite” (uma inflamação na pele que causa vermelhidão e muitas vezes liberação de prurido.), diz José Marcos Cunha, professor da faculdade de medicina da UFRJ. O olho essencial de alho também é uma boa pedida, pois ele inibe o crescimento de bactérias como a salmonela que se aloja no intestino delgado causando diarréia, náuseas, vômitos e febre. Também vale a pena começar a consumir sementes de abóbora. Elas contêm ácidos graxos, fibras e zinco que é reconhecidamente benéfico para as nossas defesas naturais. Por fim, os alimentos que contêm flavonóides, importantes anti-oxidantes, podem melhorar sua resposta imunológica. Entre eles estão a aveia, a cebola, o morango, o brócolis e o tomate.

Já a sugestão de ingerir diariamente 500 mg de vitamina C, seja a partir de suplementos ou de frutas, é mais controversa. “O debate sobre o uso de vitamina C para prevenir infecções há anos gera polêmicas”, diz Cunha. Ele afirma que os estudos mais recentes sugerem que a substância não necessáriamente previne infecções, mas pode diminuir a duração de um resfriado. “Tendo em vista o custo dos suplementos de vitamina C, pode ser melhor obter a dose necessária por meio da alimentação”, sugere.

Outro inimigo é a depressão, que afeta a capacidade de luta das células T, principais efectores da imunidade celular. “Além de combater vírus e outros microorganismos (linfócitos T auxiliares), elas atuam na defesa contra tumores (linfócitos T citotóxicos).”, conta cunha. Ele diz que a depressão tem sido associada ao surgimento de câncer de mama. Para combater “o mal da alma”, a dica dos autores é participar de grupos, sejam eles religiosos, sociais, ou de trabalho.

OBS: FUTURAMENTE ESTAREI POSTANDO UM ARTIGO SOBRE OS BENEFÍCIOS QUE A FÉ TRAZ À SAÚDE

Veja também o artigo relacionado ao bom funcionamento do cérebro no menu “Medicina”

Obrigado pela visita, deixe o seu comentário e volte sempre!


fonte: galileu e wikipédia


0 comentários:

Subscreva-se agora Feed Icon